
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Bruna Navarone | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-28T20:10:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-28T20:10:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SANTOS, Bruna Navarone. O ENSINO DE HISTÓRIA PELOS TESTEMUNHOS E MEMÓRIAS DO ATAQUE ATÔMICO EM HIROSHIMA. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton; NETO, José Maria de Sousa. (Org.). Aprendendo História: Diálogos Transversais. 1ed.União da Vitória: Sobre Ontens, 2019, v. 1, p. 48-54. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432144 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho, apresenta-se os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e as possíveis motivações que levaram ao ataque atômico em Hiroshima e Nagasaki. Também como o ensino de História pode utilizar a analise dos relatos de sujeitos que vivenciaram as consequências do ataque atômico para abordar a Segunda Guerra Mundial. Analisa-se, como exemplo, os relatos do médico nipo-americano e de uma mãe sobrevivente ao ataque atômico para abordar o ensino de História a partir da contextualização dos testemunhos e memórias. Pretende-se que essas análises contribuam para um ensino de História que resgate tanto a historicidade dos fenômenos sociais como também o protagonismo dos indivíduos que os constituem, evidenciando que certas mudanças ou continuidades históricas decorrem de interesses e decisões socialmente construídos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7,13 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo de Sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Testemunho | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA PELOS TESTEMUNHOS E MEMÓRIAS DO ATAQUE ATÔMICO EM HIROSHIMA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ensino Médio | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Aprendendo_Historia_Dialogos_Transversais.pdf | 7.31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432144/2/Aprendendo_Historia_Dialogos_Transversais.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons