Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Walace | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Bruna Navarone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-28T20:22:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-28T20:22:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | FERREIRA, Walace; SANTOS, Bruna Navarone. A SOCIOLOGIA E O ENEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURRÍCULO DO CAP-UERJ. In: X Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas, 2016, Rio de Janeiro. ANAIS do X SESC. Rio de Janeiro: CAp-UERJ, 2016. p. 1-19. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432101 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho desenvolvemos uma pesquisa preliminar em que relacionamos o currículo de Sociologia do CAp-UERJ com as competências e habilidades exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), envolvendo principalmente a matriz programática da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias assim como a prova de Redação. Consideramos na análise a excelência desse Instituto, haja vista uma série de elementos fundamentais para o êxito escolar, conforme pensado por Bourdieu, estarem presentes. Dentre os resultados, mostramos, por meio de quadros comparativos, que os conteúdos de Sociologia previstos no Programa de Curso, assim como as capacidades críticas e reflexivas que a disciplina estimula, são cobrados pelo exame. Nesse sentido, apesar do recorte analítico, o resultado chama atenção para um potencial papel da Sociologia que nem sempre é considerado por professores e estudantes em diferentes colégios, ou seja, a sua importância direta junto ao atual modelo de ingresso no ensino superior. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,27 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CAp-UERJ | pt_BR |
Título: dc.title | A SOCIOLOGIA E O ENEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURRÍCULO DO CAP-UERJ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sociologia_Enem_CAp-UERJ.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432101/2/Sociologia_Enem_CAp-UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons