Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Walace | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Bruna Navarone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-28T20:22:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-28T20:22:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | FERREIRA, Walace; SANTOS, Bruna Navarone. A SOCIOLOGIA E O ENEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURRÍCULO DO CAP-UERJ. In: X Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas, 2016, Rio de Janeiro. ANAIS do X SESC. Rio de Janeiro: CAp-UERJ, 2016. p. 1-19. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432101 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho desenvolvemos uma pesquisa preliminar em que relacionamos o currículo de Sociologia do CAp-UERJ com as competências e habilidades exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), envolvendo principalmente a matriz programática da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias assim como a prova de Redação. Consideramos na análise a excelência desse Instituto, haja vista uma série de elementos fundamentais para o êxito escolar, conforme pensado por Bourdieu, estarem presentes. Dentre os resultados, mostramos, por meio de quadros comparativos, que os conteúdos de Sociologia previstos no Programa de Curso, assim como as capacidades críticas e reflexivas que a disciplina estimula, são cobrados pelo exame. Nesse sentido, apesar do recorte analítico, o resultado chama atenção para um potencial papel da Sociologia que nem sempre é considerado por professores e estudantes em diferentes colégios, ou seja, a sua importância direta junto ao atual modelo de ingresso no ensino superior. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,27 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CAp-UERJ | pt_BR |
Título: dc.title | A SOCIOLOGIA E O ENEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURRÍCULO DO CAP-UERJ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sociologia_Enem_CAp-UERJ.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432101/2/Sociologia_Enem_CAp-UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons