A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM AS FONTES HISTÓRICAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO 

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Luana Zucoloto Mattos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-26T22:35:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-26T22:35:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
identificador: dc.identifier.otherA RELAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM AS FONTES HISTÓRICAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432098-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo investigar o relacionamento das/dos estudantes com as fontes, na tentativa de perceber se a tomam como verdade reproduzindo seu conteúdo, se as questionam, se as contextualizam e quais tipos se destacam em suas escolhas. Partiu-se da seguinte questão: como o pensamento histórico dos grupos estudantis são mobilizados a partir do contato com as fontes históricas em sala de aula e de que maneira seu uso contribui para a aprendizagem histórica? Tomou-se como referencial teórico a autoria ligada ao campo da Educação Histórica - como Isabel Barca, Rosalyn Ashby e Peter Lee-, autores do campo da Didática da História – como Jörn Rüsen -, assim como autores relacionados à filosofia, teoria e metodologia da História – como Jaques Le Goff, Walter Benjamim e Carlo Ginzburg, entre outros. A metodologia envolvida na pesquisa empírica incluiu a utilização de dois instrumentos de investigação. O primeiro, chamado de estudo exploratório, visou investigar sobre os conhecimentos tácitos do grupo estudantil a respeito das fontes. O segundo partiu dos resultados do estudo exploratório, quantificados e analisados, para investigar a mobilização do pensamento histórico estudantil em contato com as fontes históricas. Foram investigados estudantes de duas escolas públicas da rede estadual do Paraná. Os resultados indicam que as/os estudantes mantêm um relacionamento efetivo e ativo que reconhece diversos tipos de fontes como vestígios do passado. A partir delas os grupos estudantis constroem problemáticas viáveis, assim como elaboram hipóteses pertinentes. Porém, também pode-se destacar entre os resultados a variação existente nesse relacionamento que ora trata a fonte como informação objetiva e ora a percebe como algo a ser desvelado.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectotidiano escolar e saberes históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFonte Histórica.pt_BR
Título: dc.titleA RELAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM AS FONTES HISTÓRICAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons