
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Luana Zucoloto Mattos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-26T22:35:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-26T22:35:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM AS FONTES HISTÓRICAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432098 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa teve como objetivo investigar o relacionamento das/dos estudantes com as fontes, na tentativa de perceber se a tomam como verdade reproduzindo seu conteúdo, se as questionam, se as contextualizam e quais tipos se destacam em suas escolhas. Partiu-se da seguinte questão: como o pensamento histórico dos grupos estudantis são mobilizados a partir do contato com as fontes históricas em sala de aula e de que maneira seu uso contribui para a aprendizagem histórica? Tomou-se como referencial teórico a autoria ligada ao campo da Educação Histórica - como Isabel Barca, Rosalyn Ashby e Peter Lee-, autores do campo da Didática da História – como Jörn Rüsen -, assim como autores relacionados à filosofia, teoria e metodologia da História – como Jaques Le Goff, Walter Benjamim e Carlo Ginzburg, entre outros. A metodologia envolvida na pesquisa empírica incluiu a utilização de dois instrumentos de investigação. O primeiro, chamado de estudo exploratório, visou investigar sobre os conhecimentos tácitos do grupo estudantil a respeito das fontes. O segundo partiu dos resultados do estudo exploratório, quantificados e analisados, para investigar a mobilização do pensamento histórico estudantil em contato com as fontes históricas. Foram investigados estudantes de duas escolas públicas da rede estadual do Paraná. Os resultados indicam que as/os estudantes mantêm um relacionamento efetivo e ativo que reconhece diversos tipos de fontes como vestígios do passado. A partir delas os grupos estudantis constroem problemáticas viáveis, assim como elaboram hipóteses pertinentes. Porém, também pode-se destacar entre os resultados a variação existente nesse relacionamento que ora trata a fonte como informação objetiva e ora a percebe como algo a ser desvelado. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | otidiano escolar e saberes históricos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Fonte Histórica. | pt_BR |
| Título: dc.title | A RELAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM AS FONTES HISTÓRICAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons