Proposta de Ensino: sequência didática para corrida de orientação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPR-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Flávia Heloisa da; MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-22T23:40:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-22T23:40:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-
identificador: dc.identifier.otherPROPOSTA DE ENSINO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432090-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional é uma sequência didática com o objetivo de auxiliar na promoção da prática da corrida de orientação no ambiente escolar, contendo a apresentação do esporte, conceitos, definições, instrumentos utilizados e possibilidades de prática de integração curricular na educação profissional e tecnológica. Apresenta uma situação pedagógica que concilia teoria, prática e componentes curriculares diversos, premissas fundamentais da educação unitária com vistas na formação integral do aluno por meio da corrida de orientação. O planejamento e construção da sequência didática foi baseada em uma atividade prática, amparada pelos recursos existentes no IFPR - Campus Cascavel e nos recursos tecnológicos acessíveis aos estudantes. As atividades sugeridas levaram em consideração os valores democráticos da construção coletiva, amparada pela discussão com os estudantes envolvidos durante todo o processo de construção. Desse modo, este produto tem como base o desenvolvimento de uma ação coletiva entre estudantes e pesquisadora, por meio de discussões e avaliações processuais a cada etapa, cada qual com seu instrumento e objetivos para prosseguimento das etapas seguintes. A cada etapa vencida, novas experimentações convergiam para a compreensão e para a conscientização de novas possibilidades, ampliando tanto o acervo material docente, como também o olhar diante de novos contextos. Assim sendo finalizado o processo de -planejamento, construção, avaliação e validação – foi gerado conhecimento por meio da experimentação, da reflexão crítica e da possibilidade de adaptação do material às diversas realidades existentes nos espaços escolares.-
Tamanho: dc.format.extent26.336 Kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física (Estudo)-
Palavras-chave: dc.subjectCorrida de orientação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacional-
Título: dc.titleProposta de Ensino: sequência didática para corrida de orientação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons