Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPR | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Flávia Heloisa da; MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-22T23:40:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-22T23:40:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROPOSTA DE ENSINO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432090 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional é uma sequência didática com o objetivo de auxiliar na promoção da prática da corrida de orientação no ambiente escolar, contendo a apresentação do esporte, conceitos, definições, instrumentos utilizados e possibilidades de prática de integração curricular na educação profissional e tecnológica. Apresenta uma situação pedagógica que concilia teoria, prática e componentes curriculares diversos, premissas fundamentais da educação unitária com vistas na formação integral do aluno por meio da corrida de orientação. O planejamento e construção da sequência didática foi baseada em uma atividade prática, amparada pelos recursos existentes no IFPR - Campus Cascavel e nos recursos tecnológicos acessíveis aos estudantes. As atividades sugeridas levaram em consideração os valores democráticos da construção coletiva, amparada pela discussão com os estudantes envolvidos durante todo o processo de construção. Desse modo, este produto tem como base o desenvolvimento de uma ação coletiva entre estudantes e pesquisadora, por meio de discussões e avaliações processuais a cada etapa, cada qual com seu instrumento e objetivos para prosseguimento das etapas seguintes. A cada etapa vencida, novas experimentações convergiam para a compreensão e para a conscientização de novas possibilidades, ampliando tanto o acervo material docente, como também o olhar diante de novos contextos. Assim sendo finalizado o processo de -planejamento, construção, avaliação e validação – foi gerado conhecimento por meio da experimentação, da reflexão crítica e da possibilidade de adaptação do material às diversas realidades existentes nos espaços escolares. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 26.336 Kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física (Estudo) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corrida de orientação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | - |
Título: dc.title | Proposta de Ensino: sequência didática para corrida de orientação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons