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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Geanmi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rizzatti, Ivanise | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-18T00:32:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-18T00:32:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Geanmi | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432085 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão de alunos com deficiência auditiva (DA) ou surdos em sala de aula é um assunto complexo e apresenta diversas problemáticas presentes no ensino inclusivo, entre eles, a ausência de alguns sinais específicos para algumas disciplinas, incluindo aqui a química. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo criar sinais em língua brasileira de sinais-LIBRAS que auxiliem no ensino dos conteúdos ácido, base e pH para alunos surdos. A pesquisa se deu em uma escola estadual da capital Boa Vista, Roraima, em uma turma do segundo ano do ensino médio regular que possuía dois alunos surdos regularmente matriculados, participantes da pesquisa. Além dos dois estudantes, participaram da pesquisa o professor regente de química e o professor intérprete. Para tanto, foram realizados encontros com os alunos surdos e aplicação de questionário diagnóstico para identificar os conhecimentos prévios dos conteúdos de química em curto, médio e longo prazo, além de aulas experimentais com os mesmos, também foi aplicado um questionário aos professores. Foram realizadas duas aulas experimentais com um aluno surdo, e encontro com os professores para a criação dos sinais. Após a pesquisa documental sobre sinais de terminologias de química disponíveis foi possível criar os sinais para as terminologias de “base”, que segundo a definição de Bronsted e Lowry é definida como uma substância capaz de aceitar um próton (íon H+ ) de um ácido, e o sinal de “neutro” (referente à substância neutra). Os sinais foram criados e aprimorados juntamente com um aluno surdo. Espera-se assim, auxiliar o ensino de química inclusivo, carente ainda de sinais específicos em libras para trabalhar os diferentes conteúdos de química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química inclusivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | deficiência auditiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sinais específicos para o ensino de química | pt_BR |
Título: dc.title | CRIAÇÃO DE SINAIS PARA OS CONCEITOS QUÍMICOS “BASE” E “NEUTRO” EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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