Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima - UERR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Jacaúna, Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-18T00:25:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-18T00:25:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL Sequencia Didatica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432084 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste produto educacional contemplaremos uma situação cotidiana que configura toda dificuldade, não apenas por parte de alunos surdos, mas principalmente professores que, em seu dia a dia deparam-se com essa situação. Nesse contexto, uma sequência didática aplicada a sala de aula será apresentada como sugestão para auxiliar no ensino e aprendizagem de alunos surdos. A proposta deste guia é fazer a ligação entre o professor que desconhece a língua de sinais e o aluno surdo na ausência de um professor Tradutor Intérprete de Libras (TIL), utilizando a tecnologia assistiva (TA) com os temas abordados no ensino de Química, baseada na TAS (Teoria da Aprendizagem Significativa) e a elaboração de roteiros de aulas que possam romper com o mito de que a matéria de Química é de difícil compreensão, por parecer distante do cotidiano e da realidade dos alunos surdos. A utilização pedagógica de uma teoria de ensino e aprendizagem e da tecnologia assistiva favorece o rompimento desse mito, na medida em que tem a qualidade de aproximar da realidade não só os conteúdos a serem estudados, mas também a linguagem vivida cotidianamente pelos alunos surdos e seus professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 225 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Assistivas. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Inclusivo. | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUTO EDUCACIONAL: ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS COM USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS BASEADO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto educacional sequencia didatica.pdf | Produto Educacional voltado para ensino inclusivo. | 224,82 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432084/2/produto educacional sequencia didatica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons