PRODUTO EDUCACIONAL: ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS COM USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS BASEADO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Roraima - UERRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJacaúna, Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-18T00:25:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-18T00:25:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-14-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL Sequencia Didaticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432084-
Resumo: dc.description.abstractNeste produto educacional contemplaremos uma situação cotidiana que configura toda dificuldade, não apenas por parte de alunos surdos, mas principalmente professores que, em seu dia a dia deparam-se com essa situação. Nesse contexto, uma sequência didática aplicada a sala de aula será apresentada como sugestão para auxiliar no ensino e aprendizagem de alunos surdos. A proposta deste guia é fazer a ligação entre o professor que desconhece a língua de sinais e o aluno surdo na ausência de um professor Tradutor Intérprete de Libras (TIL), utilizando a tecnologia assistiva (TA) com os temas abordados no ensino de Química, baseada na TAS (Teoria da Aprendizagem Significativa) e a elaboração de roteiros de aulas que possam romper com o mito de que a matéria de Química é de difícil compreensão, por parecer distante do cotidiano e da realidade dos alunos surdos. A utilização pedagógica de uma teoria de ensino e aprendizagem e da tecnologia assistiva favorece o rompimento desse mito, na medida em que tem a qualidade de aproximar da realidade não só os conteúdos a serem estudados, mas também a linguagem vivida cotidianamente pelos alunos surdos e seus professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent225 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSurdos.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Assistivas.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Inclusivo.pt_BR
Título: dc.titlePRODUTO EDUCACIONAL: ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS COM USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS BASEADO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
produto educacional sequencia didatica.pdfProduto Educacional voltado para ensino inclusivo.224,82 kBAdobe PDF/bitstream/capes/432084/2/produto educacional sequencia didatica.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons