A CONTRIBUIÇÃO DA AULA DE CAMPO PARA O ENSINO DECIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO REGULAR, À LUZ DA TEORIA DEJEROME S. BRUNER

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Roraimapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDantas, Fernanda-
Autor(es): dc.contributor.authorTintorer, Oscar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-17T23:37:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-17T23:37:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-
identificador: dc.identifier.otherMini Atlas Biogeográfico com Sequência Didáticapt_BR
identificador: dc.identifier.otherA Contribuição da aula de campo para o ensino de ciênciasno Ensino Médio regular, à luz da Teoria de Jerome S.Brunerpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432083-
Resumo: dc.description.abstractNas condições em que se desenvolve o processo de ensino nas escolas énecessário buscar diferentes metodologias que permitam um aprendizado maisduradouro e ao mesmo tempo com maior criticidade. As amplas possibilidades que ageografia do Estado de Roraima apresenta para analisar sua realidade e aproveita-la como laboratório aberto incentiva aproveitar os espaços não formais existentespara melhor à eficiência do processo educativo no ensino de Ciências. Assim oobjetivo deste trabalho é avaliar qual a contribuição da aula de campo na Serra doTepequém como prática de ensino e aprendizagem, à luz da teoria de ensinoproposto por J. Bruner para alunos do 3ª série do Ensino Médio regular de umaEscola pública em Boa Vista. Apresentam-se as ideias fundamentais do Bruner e seorganiza uma sequência de ações pedagógicas que permitem destacar ametodologia da descoberta com ênfase no estudo da ecologia em sua relação diretacom as condições da Serra do Tepequém, dividida em três etapas derepresentações ativa, icônica e simbólica. Na I Mini Feira Biogeográfica realizada naescola se apresentam os principais conhecimentos adquiridos durante a execuçãodo projeto, numa abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinadosconhecimentos referentes à ecologia. Como resultado importante se apresenta um produto Educacional constituído por uma sequência didática e um Mini atlas para utilizar antes, durante e depois de visitar a Serra.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14.426 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSerra do Tepequém; Sequência Didática; Teoria da Descoberta;Metodologia.pt_BR
Título: dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DA AULA DE CAMPO PARA O ENSINO DECIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO REGULAR, À LUZ DA TEORIA DEJEROME S. BRUNERpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typemapapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiênciaspt_BR
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Arquivos associados:
Dissertação-e-Produto-Fernanda-Dantas.pdfFernanda Dantas, Mini Atlas Biogeografico com Sequência Didática. A CONTRIBUIÇÃO DA AULA DE CAMPO PARA O ENSINO DECIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO REGULAR, À LUZ DA TEORIA DEJEROME S. BRUNER14,43 MBAdobe PDF/bitstream/capes/432083/2/Dissertação-e-Produto-Fernanda-Dantas.pdfDownload

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