Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dantas, Fernanda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tintorer, Oscar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-17T23:37:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-17T23:37:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mini Atlas Biogeográfico com Sequência Didática | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | A Contribuição da aula de campo para o ensino de ciênciasno Ensino Médio regular, à luz da Teoria de Jerome S.Bruner | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432083 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nas condições em que se desenvolve o processo de ensino nas escolas énecessário buscar diferentes metodologias que permitam um aprendizado maisduradouro e ao mesmo tempo com maior criticidade. As amplas possibilidades que ageografia do Estado de Roraima apresenta para analisar sua realidade e aproveita-la como laboratório aberto incentiva aproveitar os espaços não formais existentespara melhor à eficiência do processo educativo no ensino de Ciências. Assim oobjetivo deste trabalho é avaliar qual a contribuição da aula de campo na Serra doTepequém como prática de ensino e aprendizagem, à luz da teoria de ensinoproposto por J. Bruner para alunos do 3ª série do Ensino Médio regular de umaEscola pública em Boa Vista. Apresentam-se as ideias fundamentais do Bruner e seorganiza uma sequência de ações pedagógicas que permitem destacar ametodologia da descoberta com ênfase no estudo da ecologia em sua relação diretacom as condições da Serra do Tepequém, dividida em três etapas derepresentações ativa, icônica e simbólica. Na I Mini Feira Biogeográfica realizada naescola se apresentam os principais conhecimentos adquiridos durante a execuçãodo projeto, numa abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinadosconhecimentos referentes à ecologia. Como resultado importante se apresenta um produto Educacional constituído por uma sequência didática e um Mini atlas para utilizar antes, durante e depois de visitar a Serra. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14.426 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Serra do Tepequém; Sequência Didática; Teoria da Descoberta;Metodologia. | pt_BR |
Título: dc.title | A CONTRIBUIÇÃO DA AULA DE CAMPO PARA O ENSINO DECIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO REGULAR, À LUZ DA TEORIA DEJEROME S. BRUNER | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | mapa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação-e-Produto-Fernanda-Dantas.pdf | Fernanda Dantas, Mini Atlas Biogeografico com Sequência Didática. A CONTRIBUIÇÃO DA AULA DE CAMPO PARA O ENSINO DECIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO REGULAR, À LUZ DA TEORIA DEJEROME S. BRUNER | 14.43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432083/2/Dissertação-e-Produto-Fernanda-Dantas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons