Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa - UFV | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gediel, Ana Luisa Borba | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mourão, Victor Luiz Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Juliana Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sacramento, Pedro de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nogueira, Edson Ney Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariano, Alan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferraz, Hevellin Ferreira Aguiar e | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Domingos, Lucas Antonio da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Douglas Vicentini | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Arruda, Dâmaris Pires | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Carolina Macedo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Meireles, Daiane Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Isabela Martins | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Xisto, Sheila Silva de Farias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Victor Hugo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Amanda Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Ramon da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, André Luis Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | De Souza, Maria Nazare Carvalho Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Albão, Yasmin Caroline Lana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leonor, Ana Carolina do Carmo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Cristiane Lopes Rocha de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fabiano, Barbara Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Lael Machado | - |
Autor(es): dc.contributor.author | De Oliveira, Barbara Silveira B. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | De Souza, Melissa Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Glauziene da Silva Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sacramento, Tiago | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Luana Isabel Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Filipe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Charley Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Sarah Helen Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carlos Henrique Oliveira Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caetano, Carla Rejane de Paula Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-15T15:05:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-15T15:05:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dicionário online bilíngue Libras/Português | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432035 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao considerar os desafios de acesso e de inclusão das pessoas surdas no ensino superior, entendemos que as tecnologias da informação e comunicação – TIC – podem ser aliadas aos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras ou adicionais. Compreendemos, aqui, TIC como todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos entre pessoas (RAMOS, 2008). Tendo em vista a aplicação das TIC, o projeto Inovar +, desenvolveu a ferramenta Dicionário online bilíngue Libras/Português, a partir de um grupo de pesquisadores de áreas multidisciplinares, na Universidade Federal de Viçosa. O Dicionário online Bilíngue Libras/Português, foi desenvolvido para auxiliar no processo comunicacional entre Surdos e ouvintes, sejam eles professores, estudantes, monitores de disciplinas, técnicos administrativos ou Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP), os quais são protagonistas nos diferentes ambientes de ensino e aprendizagem, bem como no atendimento aos alunos, das instituições de Ensino Superior. O objetivo pedagógico da ferramenta é voltada, principalmente, para três públicos: 1) alunos matriculados na disciplina de Língua Brasileira de Sinais e demais projetos institucionais que tenham pessoas em processo de ensino e aprendizagem da Libras. Desde o ano de 2010, a disciplina de Libras tornou-se obrigatória para todas as Licenciaturas na Instituição de Ensino Superior (IES) em que este projeto vem sendo realizado. Tal obrigatoriedade ocorreu para garantir a efetivação do Decreto no 5.626/2005 (BRASIL, 2005). Este institui a disciplina como obrigatória para todos os cursos de Licenciatura e Fonoaudiologia, e, ainda, torna tal disciplina optativa aos demais cursos de graduação. Desse modo, o dicionário apoia a apreensão de novos sinais e a verificação de sinais apresentados em sala de aula; 2) docentes universitários que tenham ou venham a ter aluno(s) Surdo(s) matriculado(s) em sua disciplina. Nesse sentido, o dicionário pode auxiliar para a busca de palavras básicas, utilizadas no dia a dia, para a obtenção de contato direto com o aluno para perguntar se o aluno entendeu o conteúdo ou se há dúvidas, por exemplo. Ainda, é possível usufruir do recurso de contextualização dos sinais em frases escritas em Língua Portuguesa e em vídeos em Libras com o mesmo conteúdo explicitado na frase; 3) aluno(s) Surdo(s) podem usufruir do Dicionário para mediar a aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua, pois além da valorização dos aspectos visuais, o Dicionário proporciona acesso tanto elucidativo da palavra em Português, quanto ao aspecto da correção ortográfica da escrita da palavra. Cabe ressaltar que o dicionário traz também a apresentação de glosas, que são as transcrições para o Português de frases sinalizadas, respeitando as características da Libras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | online | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | https://sistemas.cead.ufv.br/capes/dicionario/ | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | acessibilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | dicionário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ferramenta digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | bilíngue | pt_BR |
Título: dc.title | Dicionário online Bilíngue Libras/Português | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | software | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Multidisciplinar | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Multidisciplinar | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Relatório Final - CAPES Edital Inovação 2015.pdf | Relatório de pesquisa | 2,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432035/2/Relatório Final - CAPES Edital Inovação 2015.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons