Diálogos entre a História Local e o Ensino Fundamental – 2º segmento: propostas de inserção curricular em Casimiro de Abreu/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGIDALTE, Lara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-15T00:36:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-15T00:36:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherDiálogos entre a História Local e o Ensino Fundamental – 2º segmento: propostas de inserção curricular em Casimiro de Abreu/RJpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432030-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma análise sobre a importância e os desafios da inserção de temáticas locais e regionais no processo de ensino-aprendizagem em História ao longo do Ensino Fundamental, acreditando que essas auxiliam e dinamizam o aprendizado histórico e o desenvolvimento da consciência do aluno, enquanto cidadão local. Na perspectiva de que a utilização de temáticas locais se fazem necessárias ao longo dos Anos Finais – 2º segmento, em um processo contínuo e não de ruptura, e não somente como orientação e prescrito para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estruturamos nossa pesquisa sob o entendimento de que a experiência do aluno e a sua relação com a localidade se faz necessária no decurso de todo o processo educacional. Por conseguinte, apresentamos algumas críticas e posicionamentos frente aos documentos curriculares oficiais, em especial, à recente aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, tendo em vista seu caráter normativo e homogeneizador do currículo brasileiro, concepção essa que, no ângulo da nossa pesquisa, mina e sufoca os trabalhos e as perspectivas locais. Alicerçado no diálogo com autores dos campos da educação, do ensino de história e das teorias do currículo, este ensaio utilizou como referência o estudo de caso do município de Casimiro de Abreu/RJ, no qual reside e leciona a autora deste. Tendo-o como paradigma, desenvolvemos um balanço sobre a estrutura curricular vigente, os materiais didáticos existentes de História para os Anos Iniciais e os desafios e percalços frente à proposta defendida nesta pesquisa. Assim sendo, como resultado das análises contidas, foi elaborado um produto que visa oferecer ao professor do 2º segmento do Ensino Fundamental da rede municipal, um suporte didático para o ensino de História e os possíveis diálogos com as temáticas locais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCasimiro de Abreupt_BR
Título: dc.titleDiálogos entre a História Local e o Ensino Fundamental – 2º segmento: propostas de inserção curricular em Casimiro de Abreu/RJpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
LARA XIMENES.pdfDissertação em Ensino de História - Profhistória - UERJ, 20181,31 MBAdobe PDF/bitstream/capes/432030/2/LARA XIMENES.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons