
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pinheiro, Laira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-15T16:17:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-15T16:17:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Uma proposta de instrumento de avaliação em história para o ensino médio: a prova objetiva e o sistema de múltiplas respostas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432012 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O tema central dessa pesquisa é uma proposta metodológica denominada Guia Prático para Professores do Ensino Médio: A Prova Objetiva no Ensino de História e o Sistema de Múltiplas Respostas e Pontuações e tem como principal objetivo colaborar com os professores de história em suas atividades docentes de elaboração de instrumentos para a avaliação de aprendizagem escolar no ensino de História, ou seja, a avaliação daquelas aprendizagens pelas quais a escola é responsável. Utilizaram-se como referenciais teóricos os trabalhos de Cipriano Carlos Luckesi, Jussara Hoffmann, Vasco Pedro Moretto e Philippe Perrenoud sobre avaliação escolar. No que concerne ao quadro teórico em Ensino de História, empregou-se como base os trabalhos de Helenice Rocha, Selva Fonseca e Leide Turini. Dialogamos junto a 20 professores de História que atuam no Ensino Médio em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro através de questionário e aplicação do método proposto no Guia Prático, questionário preenchido via internet e com comunicação complementar diversificada. Após a aplicação do método tal como proposto, todos os professores, fizeram uma avaliação da experiência e relataram como foi a experiência para os discentes e para si próprios. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes e Práticas no Espaço Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prova Objetiva | pt_BR |
| Título: dc.title | Uma proposta de instrumento de avaliação em História para o Ensino Médio: a prova objetiva e o sistema de múltiplas respostas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Laira Pinheiro 2.pdf | Dissertação em Ensino de História – ProfHistoria – UERJ, 2018 | 5,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432012/2/Laira Pinheiro 2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons