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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinheiro, Laira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-15T16:17:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-15T16:17:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma proposta de instrumento de avaliação em história para o ensino médio: a prova objetiva e o sistema de múltiplas respostas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432012 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema central dessa pesquisa é uma proposta metodológica denominada Guia Prático para Professores do Ensino Médio: A Prova Objetiva no Ensino de História e o Sistema de Múltiplas Respostas e Pontuações e tem como principal objetivo colaborar com os professores de história em suas atividades docentes de elaboração de instrumentos para a avaliação de aprendizagem escolar no ensino de História, ou seja, a avaliação daquelas aprendizagens pelas quais a escola é responsável. Utilizaram-se como referenciais teóricos os trabalhos de Cipriano Carlos Luckesi, Jussara Hoffmann, Vasco Pedro Moretto e Philippe Perrenoud sobre avaliação escolar. No que concerne ao quadro teórico em Ensino de História, empregou-se como base os trabalhos de Helenice Rocha, Selva Fonseca e Leide Turini. Dialogamos junto a 20 professores de História que atuam no Ensino Médio em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro através de questionário e aplicação do método proposto no Guia Prático, questionário preenchido via internet e com comunicação complementar diversificada. Após a aplicação do método tal como proposto, todos os professores, fizeram uma avaliação da experiência e relataram como foi a experiência para os discentes e para si próprios. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e Práticas no Espaço Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prova Objetiva | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta de instrumento de avaliação em História para o Ensino Médio: a prova objetiva e o sistema de múltiplas respostas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Laira Pinheiro 2.pdf | Dissertação em Ensino de História – ProfHistoria – UERJ, 2018 | 5.25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/432012/2/Laira Pinheiro 2.pdfDownload |
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