Manual - Simulador PhET

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSampaio, Iracilma-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Josimara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-17T16:46:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-17T16:46:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Iracilmapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431960-
Resumo: dc.description.abstractO produto final intitulado: Manual – Simulador PhET é resultado de um longo trabalho que começou a ser desenvolvido na especialização em Educação na Cultura Digital oferecido pela Universidade Federal de Roraima e aprimorado no curso de mestrado em ensino de ciências, onde amadureci meus conhecimentos e passei a utilizar com mais frequência as TICs – Tecnologia de Informação e Comunicação, a descobrir mais ferramentas que podem ser utilizadas nas aulas de química. Foi então que descobri o simulador gratuito PhET, que são programas capazes de reproduzirem atividades reais no ambiente virtual, nas reações químicas, por exemplo, que abordam as propriedades e características dos elementos químicos, bem como, o balanceamento de equação. As Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs tem um enorme potencial de contribuição à aprendizagem de química, mas, por razões diversas, nem sempre é usada de maneira efetiva. Os professores, muitas vezes, não estão familiarizados com os programas existentes ou desconhecem as oportunidades de aprendizado que seu uso pode proporcionar, e podem ter dificuldade no uso do equipamento para a aprendizagem. Este manual trata da utilização do simulador virtual gratuito PhET – Reações Químicas (Balanceamento de equações químicas; Geometria Molecular; Forma da Molécula; Reações Reversíveis; Reagentes, Produtos e Excessos) – como recurso metodológico de ensino com aporte na Teoria de Ausubel para aplicação no primeiro ano do Ensino Médio. A proposta visa a construção de uma metodologia diferenciada através do uso do simulador virtual gratuito PhET, que tenha mais significado para os estudantes, que estimule sua participação ativa no processo de aprendizagem e possibilite a aquisição de novos conceitos. Atualmente, os recursos tecnológicos das TICs fazem parte diariamente de grande parte dos alunos, e este acesso facilita que eles tenham várias maneira de desenvolver suas capacidades cognitivas. Estamos na era digital e a maioria dos alunos possuem celulares que permitem conexão com a internet, sendo utilizados para acessos em redes sociais como chat, bate – papos, blogger entre outros. Vale ressaltar também, que grande quantidade de alunos hoje em dia possuem computadores com acesso à rede em suas residências. Estudos indicam que os simuladores virtuais podem ter influência benéfica no processo de ensino-aprendizado, pois permitem que o aluno reveja os conteúdos já assistidos em sala de aula, fornecendo uma avaliação diagnóstica de suas necessidades, e propiciando a eles descobrir os conceitos de maneira individual, tirando proveito de situações não reais. A utilização de objetos de aprendizagem na disciplina de Química, como o uso do simulador virtual PhET, tem como função, ser um recurso complementar à aprendizagem, e não como substituto dos métodos tradicionais. Portanto, acredita-se que o uso adequado dos computadores como ferramenta das TICs seja capaz de permitir uma maior interação entre alunos, professores e o conteúdo da disciplina, complementando as abordagens metodológicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.277 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeADOBE ACROBAT READER DCpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReações Químicaspt_BR
Título: dc.titleManual - Simulador PhETpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
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