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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sampaio, Iracilma | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Josimara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-17T16:46:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-17T16:46:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Iracilma | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431960 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto final intitulado: Manual – Simulador PhET é resultado de um longo trabalho que começou a ser desenvolvido na especialização em Educação na Cultura Digital oferecido pela Universidade Federal de Roraima e aprimorado no curso de mestrado em ensino de ciências, onde amadureci meus conhecimentos e passei a utilizar com mais frequência as TICs – Tecnologia de Informação e Comunicação, a descobrir mais ferramentas que podem ser utilizadas nas aulas de química. Foi então que descobri o simulador gratuito PhET, que são programas capazes de reproduzirem atividades reais no ambiente virtual, nas reações químicas, por exemplo, que abordam as propriedades e características dos elementos químicos, bem como, o balanceamento de equação. As Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs tem um enorme potencial de contribuição à aprendizagem de química, mas, por razões diversas, nem sempre é usada de maneira efetiva. Os professores, muitas vezes, não estão familiarizados com os programas existentes ou desconhecem as oportunidades de aprendizado que seu uso pode proporcionar, e podem ter dificuldade no uso do equipamento para a aprendizagem. Este manual trata da utilização do simulador virtual gratuito PhET – Reações Químicas (Balanceamento de equações químicas; Geometria Molecular; Forma da Molécula; Reações Reversíveis; Reagentes, Produtos e Excessos) – como recurso metodológico de ensino com aporte na Teoria de Ausubel para aplicação no primeiro ano do Ensino Médio. A proposta visa a construção de uma metodologia diferenciada através do uso do simulador virtual gratuito PhET, que tenha mais significado para os estudantes, que estimule sua participação ativa no processo de aprendizagem e possibilite a aquisição de novos conceitos. Atualmente, os recursos tecnológicos das TICs fazem parte diariamente de grande parte dos alunos, e este acesso facilita que eles tenham várias maneira de desenvolver suas capacidades cognitivas. Estamos na era digital e a maioria dos alunos possuem celulares que permitem conexão com a internet, sendo utilizados para acessos em redes sociais como chat, bate – papos, blogger entre outros. Vale ressaltar também, que grande quantidade de alunos hoje em dia possuem computadores com acesso à rede em suas residências. Estudos indicam que os simuladores virtuais podem ter influência benéfica no processo de ensino-aprendizado, pois permitem que o aluno reveja os conteúdos já assistidos em sala de aula, fornecendo uma avaliação diagnóstica de suas necessidades, e propiciando a eles descobrir os conceitos de maneira individual, tirando proveito de situações não reais. A utilização de objetos de aprendizagem na disciplina de Química, como o uso do simulador virtual PhET, tem como função, ser um recurso complementar à aprendizagem, e não como substituto dos métodos tradicionais. Portanto, acredita-se que o uso adequado dos computadores como ferramenta das TICs seja capaz de permitir uma maior interação entre alunos, professores e o conteúdo da disciplina, complementando as abordagens metodológicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.277 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | ADOBE ACROBAT READER DC | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reações Químicas | pt_BR |
Título: dc.title | Manual - Simulador PhET | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Produto_Iracilma.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431960/2/Produto_Iracilma.pdfDownload |
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