Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Rômulo Guedes e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-12T14:40:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-12T14:40:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estudos de gênero e enfrentamento da violência contra mulher nas escolas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431922 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação descreve o processo de institucionalização dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher no Estado de Pernambuco. Tratase de uma política pública executada pela Secretaria de Educação e Esportes e Secretaria da Mulher de Pernambuco desde 2011. Tomou-se como referência a experiência de três Núcleos de Estudos que promovem atividades de formação e pesquisa em gênero. Esses núcleos funcionam em Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs), localizadas nas regiões Metropolitana, Agreste e Sertão do estado de Pernambuco. Os dados desses núcleos foram obtidos, entre os anos de 2014 e 2015, por meio de questionários, entrevistas e grupos de discussão com professoras, professores, alunos, alunas, gestores e gestoras das escolas visitadas. Para compreender o contexto de ação dos núcleos, foi necessário abordar os temas gênero, educação, políticas públicas e violência contra a mulher. Constatou-se que o sucesso e a qualidade das ações dos núcleos dependem da articulação de diferentes instituições combinada com certas particularidades, tais como região de instalação, gestão acadêmica e escolar, número e perfil dos profissionais e estudantes envolvidos com as atividades educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 999 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pernambuco | pt_BR |
Título: dc.title | Núcleos de estudos de gênero e enfrentamento da violência contra a mulher: análise de sua institucionalização nas escolas de referência do ensino médio em Pernambuco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Rômulo Guedes e Silva.pdf | 999,98 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431922/2/Rômulo Guedes e Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons