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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Maria Solange Sá. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-04-02T13:20:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-04-02T13:20:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A Cidade de Cáceres-MT e o seu Patrimônio Cultural: Produção de um guia didático-histórico | - |
| identificador: dc.identifier.other | Guia didático - histórico de Educação Patrimonial | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431766 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem como foco a cidade de Cáceres/MT, a partir da discussão do seu Patrimônio Cultural, com o objetivo de elaborar um guia didático-histórico, para ser utilizado como suporte em sala de aula, ou mesmo em uma aula a campo no Centro Histórico de Cáceres, tombado como conjunto arquitetônico no ano de 2012, pelo IPHAN, servindo de orientativo para alunos e professores, sendo esta uma forma de promover a Educação Patrimonial em sala de aula, na tentativa de sensibilizar para a valorização do Patrimônio Cultural através da história local. O objetivo do presente trabalho é promover a educação patrimonial em sala de aula, temática abordada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN‟s, em seus temas transversais, e pouco utilizados na prática, ou por desconhecimento teoricamente dos professores, por não possuir em seus currículos a formação na área, ou mesmo por insegurança em trabalhar o tema, ou ainda por ter pouco material produzido no mercado. Realizamos um levantamento de produções locais, livros, dissertações e artigos, além de cartilhas e outros materiais produzidos. Destacamos alguns lugares de memória como: A Baía do Malheiros (Onde está situado a Praia e Casa do Daveron), o Rio Paraguai (espaço onde está localizado o Porto Mário Correia), a Praça Barão do Rio Branco, o Marco do Jauru, a Catedral São Luiz, a Casa Rosa, Casa Humberto Dulce (atual Banco Sicredi), a Casa Dulce (Ao Anjo da Ventura), a Escola Esperidião Marques e o Cemitério São João Baptista, por acreditar que são locais de referência a memória local. Assim sendo, é necessário trabalhar na educação básica, nas aulas de história, a educação patrimonial, para despertar nos alunos o sentimento de pertencimento com o local em que vivem, para que não aconteça em futuro próximo, o que já vem ocorrendo na cidade de Cáceres/MT (o descaso visível nas construções do Centro Histórico) e haja mais valorização do patrimônio cultural. O trabalho com a educação patrimonial é uma tentativa de sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação dos seus bens culturais, como uma ação de cidadania. A preservação dos bens culturais é uma ação cidadã, e ela sendo difundida desde cedo, bem como o trabalho com o pertencimento ao local em que vivem, pois se eles conhecerem é um passo para a preservação, e preservando outras pessoas terão acesso a esses bens culturais. Palavras-chaves: Educação Patrimonial. Patrimônio Cultural. Memória. Cidade. | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTÓRIA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE HISTÓRIA | - |
| Título: dc.title | A Cidade de Cáceres-MT e o seu Patrimônio Cultural: Produção de um guia didático-histórico | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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