MEMÓRIAS EM DISPUTAS: HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO BÁSICO EM PONTES E LACERDA -MT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorVIDAL, Ana Lucia Durval.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-02T13:14:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-02T13:14:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-
identificador: dc.identifier.otherMEMÓRIAS EM DISPUTAS: HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO BÁSICO EM PONTES E LACERDA -MT-
identificador: dc.identifier.otherPONTES E LACERDA-MT VISÃO GERAL, OLHAR LOCAL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431745-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo discutir os usos da história local como metodologia de ensino de História da Educação Básica, na cidade de Pontes e Lacerda,MT, a partir dos discursos (oficiais e institucionais e/ou particulares) que produziram e sedimentaram uma memória coletiva e social sobre o surgimento da cidade. Partindo dessas escolhas, questionamos as possíveis “verdades” instituídas pelos discursos das fontes documentais mencionadas e, ao mesmo tempo, trabalhamos com as “memórias em disputa” sobre o protagonismo da criação da cidade de Pontes e Lacerda. Como resultado da investigação e atendendo um dos requisitos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA –, produzimos um material didático-pedagógico intitulado Livreto de Ensino de História de Pontes e Lacerda, com a finalidade de subsidiar práticas docentes no ensino formal do município. Para tanto, coletamos e analisamos documentos escritos oficiais (institucionais), bem como relatos de memória que, valendo-nos da metodologia da história oral e comparando, confrontando e analisando os dados e informações obtidas, possibilitaram a produção do texto final. Os resultados da investigação revelaram que a existência de itinerários de vida (individuais e coletivos) tornaram possível a separação das pessoas em dois grupos socioculturais distintos, que se opuseram por um motivo maior: a reivindicação de um e de outro que, ao seu modo, se autoproclamam protagonistas do processo de “origem” da cidade. Por se tratar de ensino, analisamos práticas pedagógicas com base na legislação em vigor, especialmente, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCCN) e as Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso. A base teórica conta com as leituras de autores como Bittencourt (2011), Guimarães (2012), Schmidt e Cainelli (2011) e outros, que tratam da importância da inserção da história local na Educação Básica, vislumbrando um caminho que possibilite a inclusão da história do local no ensino de História em Pontes e Lacerda-MT. A relevância deste trabalho reside no fato de que, anteriormente a esta pesquisa, não existia material didático-histórico que auxiliasse o professor de História a trabalhar com a história local em suas aulas. Além disso, um programa de mestrado profissional oportuniza ao professor (em exercício) uma formação continuada mais consistente com base na pesquisa e aplicação direta na área de ensino, o que implica certamente numa alteração qualitativa do nível de conhecimento escolar do alunado. Por fim, conhecer e apreender a história da localidade (neste caso, a cidade de Pontes e Lacerda/MT), pela metodologia da “história local”, desperta um interesse especial nos alunos como, por exemplo, um sentimento de pertença dada sua proximidade com a história, além de desenvolver a compreensão de que ela – a História – é um lugar constituído por pessoas comuns que com suas ações cotidianas fazem “coisas” comuns. Como material didático-pedagógico, esse “produto” – o Livreto de Ensino de História – será disponibilizado, gratuitamente, às escolas públicas de Pontes e Lacerda-MT. Palavras chave: Ensino de História. História local Memória. Pontes e Lacerda.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIA-
Palavras-chave: dc.subjectENSINO DE HISTÓRIA-
Título: dc.titleMEMÓRIAS EM DISPUTAS: HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO BÁSICO EM PONTES E LACERDA -MT-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons