Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-26T20:04:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-26T20:04:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mixando a História: possibilidades do uso de canções em oficinas abordando conceitos de tempo com jovens estudantes do ensino médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431707 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto é uma dissertação propositiva desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História que apresenta os desafios e as conquistas de uma pesquisa onde canções foram utilizadas como recurso de mobilização e artefato estético provocativo para a discussão acerca das percepções sobre o tempo dos jovens envolvidos na Oficina intitulada “Mixando a História”. A motivação da pesquisa é propor uma aplicabilidade alternativa das canções em sala de aula. Metodologicamente a pesquisa foi organizada através de um duplo caminho: por um lado se utilizou da narrativa das cancões para desenvolver debates por meio de questões propostas; e por outro, trabalhou com a alteração dos ritmos dessas canções via programas de DJ virtual. As questões problematizadas a partir dos textos das canções suscitaram debates sobre os contrastes entre o que é considerado “velho” e “novo” consequentemente nos levando a questões acerca de assuntos como política, sexualidade, relações sociais, entre outras. A pesquisa buscou aproveitar a intimidade e o gosto dos jovens pelas canções e tecnologia e visa contribuir na inovação das metodologias de ensino nas práticas escolares .Essas problematizações tiveram como principais referências teóricas Reinhart Koselleck (1997, 2006, 2014) em suas reflexões acerca do tempo e Jörn Rüsen (1994, 2001, 2007, 2010, 2014) na categoria da cultura histórica e seus desdobramentos no Ensino de História, contando também com diferentes autores para as reflexões relativas a canções, do ensino em suas linguagens e metodologia, bem como temas relacionados à juventude. A dissertação está dividida em três capítulos: Ensino de História e Música, Canções e Aprendizado Histórico: uma Interlocução com a Cultura Histórica dos Jovens e por último, a apresentação da experiência das Oficinas Mixado a História. A experiência foi sentida principalmente na urgência de falas dos (as) jovens, o que trouxe a certeza de que precisamos também aprender a calar, quando se faz necessário. Espera-se através da descrição da experiência, elencar possibilidades de construção de conhecimento histórico tendo as canções como meio ilustrativo e reflexivo. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Canção | pt_BR |
Título: dc.title | Mixando a História: possibilidades do uso de canções em oficinas abordando conceitos de tempo com jovens estudantes do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Proficional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Juliana Machado - Educapes.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431707/2/Juliana Machado - Educapes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons