Mixando a História: possibilidades do uso de canções em oficinas abordando conceitos de tempo com jovens estudantes do ensino médio

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Autor(es): dc.contributorFundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-26T20:04:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-26T20:04:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherMixando a História: possibilidades do uso de canções em oficinas abordando conceitos de tempo com jovens estudantes do ensino médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431707-
Resumo: dc.description.abstractO presente texto é uma dissertação propositiva desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História que apresenta os desafios e as conquistas de uma pesquisa onde canções foram utilizadas como recurso de mobilização e artefato estético provocativo para a discussão acerca das percepções sobre o tempo dos jovens envolvidos na Oficina intitulada “Mixando a História”. A motivação da pesquisa é propor uma aplicabilidade alternativa das canções em sala de aula. Metodologicamente a pesquisa foi organizada através de um duplo caminho: por um lado se utilizou da narrativa das cancões para desenvolver debates por meio de questões propostas; e por outro, trabalhou com a alteração dos ritmos dessas canções via programas de DJ virtual. As questões problematizadas a partir dos textos das canções suscitaram debates sobre os contrastes entre o que é considerado “velho” e “novo” consequentemente nos levando a questões acerca de assuntos como política, sexualidade, relações sociais, entre outras. A pesquisa buscou aproveitar a intimidade e o gosto dos jovens pelas canções e tecnologia e visa contribuir na inovação das metodologias de ensino nas práticas escolares .Essas problematizações tiveram como principais referências teóricas Reinhart Koselleck (1997, 2006, 2014) em suas reflexões acerca do tempo e Jörn Rüsen (1994, 2001, 2007, 2010, 2014) na categoria da cultura histórica e seus desdobramentos no Ensino de História, contando também com diferentes autores para as reflexões relativas a canções, do ensino em suas linguagens e metodologia, bem como temas relacionados à juventude. A dissertação está dividida em três capítulos: Ensino de História e Música, Canções e Aprendizado Histórico: uma Interlocução com a Cultura Histórica dos Jovens e por último, a apresentação da experiência das Oficinas Mixado a História. A experiência foi sentida principalmente na urgência de falas dos (as) jovens, o que trouxe a certeza de que precisamos também aprender a calar, quando se faz necessário. Espera-se através da descrição da experiência, elencar possibilidades de construção de conhecimento histórico tendo as canções como meio ilustrativo e reflexivo.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTempopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCançãopt_BR
Título: dc.titleMixando a História: possibilidades do uso de canções em oficinas abordando conceitos de tempo com jovens estudantes do ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Proficional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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