ENSINO DE HISTÓRIA E RPG COMO FERRAMENTA NOS ESTUDOS REGIONAIS: POSSIBILIDADES EM “A RETIRADA DA LAGUNA” DE ALFREDO D’ ESCRAGNOLLE TAUNAY.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, VALÉRIA CRISTINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-25T18:37:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-25T18:37:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E RPG COMO FERRAMENTA NOS ESTUDOS REGIONAIS: POSSIBILIDADES EM “A RETIRADA DA LAGUNA” DE ALFREDO D’ ESCRAGNOLLE TAUNAY.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431704-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades para o ensino de história tendo como base obra A Retirada da Laguna, de Alfredo Maria Adriano d`Escragnolle Taunay. Optamos por sugerir o uso jogo de RPG como metodologia para o ensino de história regional. A partir da narrativa literária o professor introduz e aprofunda o conhecimento sobre a Guerra com o Paraguai, no período de 1864 a 1870. Nesse exercício deverá buscar destacar a participação dos soldados brasileiros e paraguaios, mas, também de indígenas, mulheres, sertanejos, negros libertos e escravos, na Retirada da Laguna que ocorreu na Província de Mato Grosso, no século XIX. A escolha deste objeto de pesquisa fez-se pela necessidade vivenciada em sala de aula, sobretudo quando, o professor se depara com o exíguo conhecimento científico e material didático relacionado com o episódio em questão. Colocamos como proposta e sugestão a elaboração de um material didático no formato de jogo de Role Player Games (RPG) que tem como foco o trajeto percorrido pela coluna expedicionária de A Retirada da Laguna, desde o Rio de Janeiro até o sul da Província de Mato Grosso. Uma ferramenta que pode ser considerada como material didático alternativo, tendo em vista os meios tradicionais utilizados no ensino dos conteúdos históricos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2200kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeTextopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem histórica;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprática docente e material didático;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória regional;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuerra com o Paraguai;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRole Player Games (RPG).pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E RPG COMO FERRAMENTA NOS ESTUDOS REGIONAIS: POSSIBILIDADES EM “A RETIRADA DA LAGUNA” DE ALFREDO D’ ESCRAGNOLLE TAUNAY.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons