Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MOREIRA, VALÉRIA CRISTINA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-25T18:37:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-25T18:37:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E RPG COMO FERRAMENTA NOS ESTUDOS REGIONAIS: POSSIBILIDADES EM “A RETIRADA DA LAGUNA” DE ALFREDO D’ ESCRAGNOLLE TAUNAY. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431704 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades para o ensino de história tendo como base obra A Retirada da Laguna, de Alfredo Maria Adriano d`Escragnolle Taunay. Optamos por sugerir o uso jogo de RPG como metodologia para o ensino de história regional. A partir da narrativa literária o professor introduz e aprofunda o conhecimento sobre a Guerra com o Paraguai, no período de 1864 a 1870. Nesse exercício deverá buscar destacar a participação dos soldados brasileiros e paraguaios, mas, também de indígenas, mulheres, sertanejos, negros libertos e escravos, na Retirada da Laguna que ocorreu na Província de Mato Grosso, no século XIX. A escolha deste objeto de pesquisa fez-se pela necessidade vivenciada em sala de aula, sobretudo quando, o professor se depara com o exíguo conhecimento científico e material didático relacionado com o episódio em questão. Colocamos como proposta e sugestão a elaboração de um material didático no formato de jogo de Role Player Games (RPG) que tem como foco o trajeto percorrido pela coluna expedicionária de A Retirada da Laguna, desde o Rio de Janeiro até o sul da Província de Mato Grosso. Uma ferramenta que pode ser considerada como material didático alternativo, tendo em vista os meios tradicionais utilizados no ensino dos conteúdos históricos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2200kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Texto | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem histórica; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | prática docente e material didático; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | história regional; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra com o Paraguai; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Role Player Games (RPG). | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E RPG COMO FERRAMENTA NOS ESTUDOS REGIONAIS: POSSIBILIDADES EM “A RETIRADA DA LAGUNA” DE ALFREDO D’ ESCRAGNOLLE TAUNAY. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SU12.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431704/2/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SU12.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons