Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Franciscana | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Trevisan, Marlon Cantarelli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Scremin, Greice | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-30T00:11:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-30T00:11:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha_Discalculia.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431692 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os docentes de matemática convivem diariamente com estudantes que apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos. Aspectos como a complexidade dos conceitos da área são identificados como potenciais para tais entraves, entretanto, atualmente, sabe-se da ocorrência de distintos problemas diagnosticados para a aprendizagem em áreas específicas, como por exemplo a discalculia que apresenta-se como uma dificuldade na realização de cálculos e na ordenação e reconhecimento de números. O presente trabalho, foi desenvolvido no programa de pós-graduação em ensino de ciências e matemática (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana (UFN), na linha de pesquisa de formação de professores em ciências e matemática. Na qual objetivou-se, construir uma cartilha de orientações pedagógicas acerca do ensino da unidade temática “números naturais e suas operações fundamentais” abordando a aprendizagem por parte de estudantes com discalculia. Desta forma, esta pesquisa classificou-se como qualitativa, bibliográfica/documental e de caráter exploratório/descritivo. Para a análise de dados, optou-se por realizar-se o procedimento de análise de conteúdo. Após a construção da cartilha, realizou-se uma oficina formativa com graduandas do curso de pedagogia da UFN com a finalidade de apresentar e debater o conteúdo da cartilha construída. Como forma de divulgação da cartilha, a mesma será disponibilizada de forma online, no site do PPGECIMAT, no site eduCAPES e enviada para escolas e cursos de formação de professores com a finalidade de alcançar o maior número possível de interessados sobre o tema. Com a realização deste trabalho, observa-se a carência de material que aborde as dificuldades de aprendizagem, em especial a discalculia, voltados para auxiliar o professor. Da mesma forma, observa-se que os futuros professores não estão sendo preparados para trabalhar com esses alunos, porém, demonstram-se dispostos a debater esse assunto nos cursos de formação. Logo, é preciso haver uma mudança nos currículos das licenciaturas para abranger as dificuldades de aprendizagem, da mesma forma, é preciso que os professores busquem se informar e formar sobre o tema, para que os mesmos qualifiquem-se para auxiliar seus alunos que apresentem algum diagnóstico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 43901 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | discalculia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | operações | pt_BR |
Título: dc.title | Cartilha: Discalculia e outras dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação Final | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cartilha_Discalculia.pdf | 43,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431692/2/Cartilha_Discalculia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons