Cartilha: Discalculia e outras dificuldades de aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Franciscanapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTrevisan, Marlon Cantarelli-
Autor(es): dc.contributor.authorScremin, Greice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-30T00:11:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-30T00:11:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-29-
identificador: dc.identifier.otherCartilha_Discalculia.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431692-
Resumo: dc.description.abstractOs docentes de matemática convivem diariamente com estudantes que apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos. Aspectos como a complexidade dos conceitos da área são identificados como potenciais para tais entraves, entretanto, atualmente, sabe-se da ocorrência de distintos problemas diagnosticados para a aprendizagem em áreas específicas, como por exemplo a discalculia que apresenta-se como uma dificuldade na realização de cálculos e na ordenação e reconhecimento de números. O presente trabalho, foi desenvolvido no programa de pós-graduação em ensino de ciências e matemática (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana (UFN), na linha de pesquisa de formação de professores em ciências e matemática. Na qual objetivou-se, construir uma cartilha de orientações pedagógicas acerca do ensino da unidade temática “números naturais e suas operações fundamentais” abordando a aprendizagem por parte de estudantes com discalculia. Desta forma, esta pesquisa classificou-se como qualitativa, bibliográfica/documental e de caráter exploratório/descritivo. Para a análise de dados, optou-se por realizar-se o procedimento de análise de conteúdo. Após a construção da cartilha, realizou-se uma oficina formativa com graduandas do curso de pedagogia da UFN com a finalidade de apresentar e debater o conteúdo da cartilha construída. Como forma de divulgação da cartilha, a mesma será disponibilizada de forma online, no site do PPGECIMAT, no site eduCAPES e enviada para escolas e cursos de formação de professores com a finalidade de alcançar o maior número possível de interessados sobre o tema. Com a realização deste trabalho, observa-se a carência de material que aborde as dificuldades de aprendizagem, em especial a discalculia, voltados para auxiliar o professor. Da mesma forma, observa-se que os futuros professores não estão sendo preparados para trabalhar com esses alunos, porém, demonstram-se dispostos a debater esse assunto nos cursos de formação. Logo, é preciso haver uma mudança nos currículos das licenciaturas para abranger as dificuldades de aprendizagem, da mesma forma, é preciso que os professores busquem se informar e formar sobre o tema, para que os mesmos qualifiquem-se para auxiliar seus alunos que apresentem algum diagnóstico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent43901 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectdiscalculiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectoperaçõespt_BR
Título: dc.titleCartilha: Discalculia e outras dificuldades de aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação Finalpt_BR
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