“Festa do Lixo” na Fazenda Grande do Retiro, Salvador-BA: um patrimônio cultural imaterial e seu caráter político-pedagógico

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Ana Paula da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-28T14:09:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-28T14:09:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.other“Festa do Lixo” na Fazenda Grande do Retiro, Salvador-BA: um patrimônio cultural imaterial e seu caráter político-pedagógicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431687-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, do Programa PROFHISTÓRIA - Mestrado Profissional em Ensino de História, tem como tema a Educação Patrimonial e o Ensino de História, visando identificar a “Festa do Lixo” como Patrimônio Cultural Imaterial do bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador - BA, valorizando-a como instrumento de ensino e aprendizagem nas aulas de História. Nessa perspectiva, o uso das fontes históricas: jornais, entrevistas orais, documentos de arquivos públicos e a pesquisa bibliográfica permitiram responder a questão central da dissertação: como ensinar para a valorização do patrimônio cultural e da memória, vinculados a experiência da comunidade e ao cotidiano dos discentes. A trajetória investigativa pautou-se pela Pesquisa Participante, por refletir acerca de uma realidade sem dissociar a teoria da prática, envolvendo os sujeitos pesquisados: os estudantes e os “guardiões da memória” da “Festa do Lixo”, a partir da metodologia do Círculo de Cultura que valoriza o diálogo existente entre os vários saberes, científico, escolar e popular, percebendo o educando como sujeito histórico. A importância social deste trabalho dá-se por ser um meio de problematizar a prática pedagógica no Ensino de História, que por muito tempo privilegiou os “grandes heróis” e a memória oficial atrelada a uma concepção de patrimônio histórico ligado aos bens de “pedra e cal” – imóveis tombados. Os resultados dessa investigação possibilitam aos educadores de História um ensinar e aprender com sentido e na medida em que os educandos vão reconhecendo um passado construído pelas pessoas que chegaram à comunidade antes deles instalasse um sentimento de pertencimento entre eles.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Educação Patrimonial. Círculos de Cultura. “Festa do Lixo”. Memória. Patrimônio.pt_BR
Título: dc.title“Festa do Lixo” na Fazenda Grande do Retiro, Salvador-BA: um patrimônio cultural imaterial e seu caráter político-pedagógicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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