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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Ana Paula da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-28T14:09:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-28T14:09:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | “Festa do Lixo” na Fazenda Grande do Retiro, Salvador-BA: um patrimônio cultural imaterial e seu caráter político-pedagógico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431687 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, do Programa PROFHISTÓRIA - Mestrado Profissional em Ensino de História, tem como tema a Educação Patrimonial e o Ensino de História, visando identificar a “Festa do Lixo” como Patrimônio Cultural Imaterial do bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador - BA, valorizando-a como instrumento de ensino e aprendizagem nas aulas de História. Nessa perspectiva, o uso das fontes históricas: jornais, entrevistas orais, documentos de arquivos públicos e a pesquisa bibliográfica permitiram responder a questão central da dissertação: como ensinar para a valorização do patrimônio cultural e da memória, vinculados a experiência da comunidade e ao cotidiano dos discentes. A trajetória investigativa pautou-se pela Pesquisa Participante, por refletir acerca de uma realidade sem dissociar a teoria da prática, envolvendo os sujeitos pesquisados: os estudantes e os “guardiões da memória” da “Festa do Lixo”, a partir da metodologia do Círculo de Cultura que valoriza o diálogo existente entre os vários saberes, científico, escolar e popular, percebendo o educando como sujeito histórico. A importância social deste trabalho dá-se por ser um meio de problematizar a prática pedagógica no Ensino de História, que por muito tempo privilegiou os “grandes heróis” e a memória oficial atrelada a uma concepção de patrimônio histórico ligado aos bens de “pedra e cal” – imóveis tombados. Os resultados dessa investigação possibilitam aos educadores de História um ensinar e aprender com sentido e na medida em que os educandos vão reconhecendo um passado construído pelas pessoas que chegaram à comunidade antes deles instalasse um sentimento de pertencimento entre eles. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Educação Patrimonial. Círculos de Cultura. “Festa do Lixo”. Memória. Patrimônio. | pt_BR |
Título: dc.title | “Festa do Lixo” na Fazenda Grande do Retiro, Salvador-BA: um patrimônio cultural imaterial e seu caráter político-pedagógico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação de Ana Paula - versão final.pdf | 7.21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431687/2/Dissertação de Ana Paula - versão final.pdfDownload |
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