Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Daniela Martins de Menezes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-27T18:27:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-27T18:27:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NAS REDES SOCIAIS ONLINE: possibilidades e desafios para o espaço escolar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431686 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto intitulado “Ensinar e Aprender História nas Redes Sociais Online: Possibilidades e desafios para o espaço escolar” traz como problemática a grande influência das redes sociais online no processo de ensino-aprendizagem da História. Nosso objetivo central é discutir as potencialidades pedagógicas que as redes possuem na aprendizagem da História, ampliando a perspectiva para além de simples instrumento didático. Desta forma, buscamos conceituar a noção de Aprendizagem Histórica Digital fundamentando-a numa tríplice base conceitual: a Cibercultura (contexto), os homo zappiens e infoexcluídos (sujeitos) e as demandas de aprendizagem histórica contemporâneas, partindo de uma análise teórica dos escritos de LEVY (2010) e CASTELLS (2003) sobre a Era Digital, de VEEN (2009), SIBILIA (2012) e SILVA (2009) sobre o perfil do estudantes hodiernos e LEE (2003) sobre a Educação Histórica. Feito isso, realizamos uma observação do Instagram, buscando compreender dinâmica, almejando assim fazer uma apreciação dos usos pedagógicos possíveis e problematizar os seus perfis de usuários mais acessados que são voltados para a temática histórica. Os resultados nos mostraram que grande parte desses perfis não se propõe a fazer uma narrativa histórica com fins pedagógicos, mas exemplificar fatos e contar anedotas, sem uma reflexão profunda das temáticas expostas. Uma pesquisa de caráter quantitativo também foi realizada com nossos estudantes do ensino médio, a partir da aplicação de um questionário, que associada aos dados obtidos pelo Cetic.br nos auxiliaram a verificar seus hábitos e preferências no uso das tecnologias digitais e no acesso à Internet e as implicações disso na aprendizagem histórica. Partindo desse cenário intentamos propor a criação de um material, um guia prático voltado para professores para auxiliá-los no uso das redes sociais digitais nas aulas de História, facilitando a aplicação do conceito aqui proposto de Aprendizagem Histórica Digital. A parte propositiva desta pesquisa é caracterizada dessa forma pela concepção, construção e utilização do material por nós sugerido no intuito prático de facilitar o exercício da docência no processo de ensino-aprendizagem da História apoiado nas redes sociais online. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Redes Sociais Online | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Era Digital | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NAS REDES SOCIAIS ONLINE: possibilidades e desafios para o espaço escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO DANI correções biblioteca (2).pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2018 | 4.24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431686/1/DISSERTAÇÃO DANI correções biblioteca (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: