ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NAS REDES SOCIAIS ONLINE: possibilidades e desafios para o espaço escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Daniela Martins de Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-27T18:27:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-27T18:27:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NAS REDES SOCIAIS ONLINE: possibilidades e desafios para o espaço escolarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431686-
Resumo: dc.description.abstractO presente texto intitulado “Ensinar e Aprender História nas Redes Sociais Online: Possibilidades e desafios para o espaço escolar” traz como problemática a grande influência das redes sociais online no processo de ensino-aprendizagem da História. Nosso objetivo central é discutir as potencialidades pedagógicas que as redes possuem na aprendizagem da História, ampliando a perspectiva para além de simples instrumento didático. Desta forma, buscamos conceituar a noção de Aprendizagem Histórica Digital fundamentando-a numa tríplice base conceitual: a Cibercultura (contexto), os homo zappiens e infoexcluídos (sujeitos) e as demandas de aprendizagem histórica contemporâneas, partindo de uma análise teórica dos escritos de LEVY (2010) e CASTELLS (2003) sobre a Era Digital, de VEEN (2009), SIBILIA (2012) e SILVA (2009) sobre o perfil do estudantes hodiernos e LEE (2003) sobre a Educação Histórica. Feito isso, realizamos uma observação do Instagram, buscando compreender dinâmica, almejando assim fazer uma apreciação dos usos pedagógicos possíveis e problematizar os seus perfis de usuários mais acessados que são voltados para a temática histórica. Os resultados nos mostraram que grande parte desses perfis não se propõe a fazer uma narrativa histórica com fins pedagógicos, mas exemplificar fatos e contar anedotas, sem uma reflexão profunda das temáticas expostas. Uma pesquisa de caráter quantitativo também foi realizada com nossos estudantes do ensino médio, a partir da aplicação de um questionário, que associada aos dados obtidos pelo Cetic.br nos auxiliaram a verificar seus hábitos e preferências no uso das tecnologias digitais e no acesso à Internet e as implicações disso na aprendizagem histórica. Partindo desse cenário intentamos propor a criação de um material, um guia prático voltado para professores para auxiliá-los no uso das redes sociais digitais nas aulas de História, facilitando a aplicação do conceito aqui proposto de Aprendizagem Histórica Digital. A parte propositiva desta pesquisa é caracterizada dessa forma pela concepção, construção e utilização do material por nós sugerido no intuito prático de facilitar o exercício da docência no processo de ensino-aprendizagem da História apoiado nas redes sociais online.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedes Sociais Onlinept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEra Digitalpt_BR
Título: dc.titleENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NAS REDES SOCIAIS ONLINE: possibilidades e desafios para o espaço escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO DANI correções biblioteca (2).pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 20184,24 MBAdobe PDF/bitstream/capes/431686/1/DISSERTAÇÃO DANI correções biblioteca (2).pdfDownload