EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO E INTERVENÇÕES ATIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL ILUSTRADO PARA ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Wagner Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-27T17:22:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-27T17:22:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
identificador: dc.identifier.otherEXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO E INTERVENÇÕES ATIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431614-
Resumo: dc.description.abstractNos dias de hoje, devido a demanda a ser cumprida em nossas atividades laborais, os cuidados com a própria saúde e a prática de atividades físicas regulares tem ocupado um espaço secundário em nossas vidas. Quanto ao ambiente escolar, em particular os alunos do ensino médio integrado, o que se pode notar são adolescentes passivos diante das oportunidades práticas trabalhadas à partir dos conteúdos da Educação Física e das atribuições dos cursos que frequentam, pois este público tem se mostrado mais preocupado em interagir com o mundo na maior parte do tempo por meio de mídias eletrônicas como aparelhos celulares, computadores,tablets e outras mídias. Mendes e Leite (2012) argumentam que as novas tecnologias apenas serão significativas no caso de estarem associadas a uma melhoria do bem estar e qualidade de vida do indivíduo. Assim sendo, Guedes e Guedes (2001) nos colocam que investir em ações concretas de atividades físicas para a saúde dos escolares é o mais adequado no decorrer da fase de escolarização. Outro ponto relevante a ser questionado é a adoção de uma má postura em consequência deste comportamento hipocinético, pois o estudante passa a desconsiderar e a não compreender a importância das práticas de atividades regulares em prol da melhoria de sua disposição por intermédio de todos os eixos pertencentes à mesma. Ressaltamos que em decorrência desse comportamento, alguns aspectos prejudicam ao longo do tempo o aprendizado e o rendimento deste aluno, ocasionando a falta de concentração, fadiga, dores musculares, descontrole do peso e limitação dos movimentos corporais. Partindo desse pressuposto, o referido trabalho visou orientar alunos do ensino médio integrado por meio de um material ilustrado de exercícios de alongamento e intervenções ativas, em que considerou para a sua aplicaçãoa rotina acadêmica dos alunos diante do cumprimento das tarefas de seus cursos e suas experiências cotidianas relacionadas à sua saúde habitual e estilo de vida sadios, uma vez que todos esses benefícios agregam não apenas à sua adolescência, mas igualmente aos costumes de boas condutas no decorrer da vida adulta. Além da disciplina de Educação Física abordar em seus conteúdos vários aspectos do tema transversal Saúde, os exercícios de alongamento eintervenções ativas colaboram na manutenção de um indivíduo apto e disposto no cumprimento de seus compromissos acadêmicos e sociais. A contar dos comportamentos identificados, mudanças significativas ocorreram na relação de manutenção da própria saúde, pois os alunos passaram a ter sua confiança e autoestima elevadas, resultando em um aumento de sua produtividade acadêmica e em suas relações pessoais por se encontrarem menos inibidos. Com isso, surgiu a inquietação de se argumentar sobre as possíveis carências de cuidados relevantes quanto a saúde dos alunos em suas práticas estudantis e de seus hábitos cotidianos, uma vez que as unidades curriculares técnicas de seus respectivos cursos são ministradas por docentes específicos, evidenciando uma necessidade com a devida prudência com a própria saúde nas ações executadas nos laboratórios, oficinas e em outros espaços de convivência. Dessa forma, manifestou-se a alternativa da composição de um material ilustrado fundamentado na realidade averiguada junto aos técnicos dos laboratórios e oficinas, como um caminho a ser seguido na assistência, orientação e conscientização dos escolares a favor da prevenção e manutenção de um perfil salubre em suas ocupações estudantis no ambiente escolar e na sua convivência social e familiar. Com isso, identificado os comportamentos de risco citados, o produto que vamos apresentar teve como objetivo instrumentalizar os alunos com aspectos de prevenção e promoção da saúde a partir de ummaterial ilustrado de exercícios de alongamento e intervenções ativas. Destacamos para o momento a associação do conteúdo estruturante Ginástica, pertencente ao universo da educação física escolar como ponto de partida para nossa argumentação referente às atividades dos exercícios de alongamento na proposta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent51,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Saúdept_BR
Título: dc.titleEXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO E INTERVENÇÕES ATIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL ILUSTRADO PARA ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino