FRONTEIRAS ÉTNICAS E EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA MUNICIPAL JÚLIO MANVAILER

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANCHES, ROSELI DA CUNHA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-25T17:52:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-25T17:52:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherFRONTEIRAS ÉTNICAS E EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA MUNICIPAL JÚLIO MANVAILER.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431611-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo se propõe ao exercício de compreender as razões que levam estudantes das etnias Kaiowá e Guarani a buscarem a escolarização nas escolas urbanas, mesmo tendo à sua disposição a escola indígena diferenciada. O estudo foi feito a partir da observação participante e questionários que foram aplicados aosestudantes indígenas que estão nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e os resultados analisados a partir de documentos oficiais como o Censo Escolar. Os dados foram problematizados a partir da ótica das relações que sedesenvolvem na escola urbana entre estudantes e professores, a fim de compreender as suas concepções a respeito da escola e do ensino ofertado por ela, além das relações de poder que se estabelecem através dos saberes privilegiados na sala de aula resultando numa fronteira étnica. Também foi analisado o Plano Municipal de Educação de Amambai-MS com o intuito de perceber a dimensão dada para a educação escolar indígena e se há preocupação enquanto política educacional para atender as demandas geradas pelos estudantes indígenas que frequentam as escolas urbanas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent649kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeTextopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes indígenas;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola urbana;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Escolar de Indígenas.pt_BR
Título: dc.titleFRONTEIRAS ÉTNICAS E EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA MUNICIPAL JÚLIO MANVAILERpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons