Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANCHES, ROSELI DA CUNHA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-25T17:52:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-25T17:52:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | FRONTEIRAS ÉTNICAS E EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA MUNICIPAL JÚLIO MANVAILER. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431611 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo se propõe ao exercício de compreender as razões que levam estudantes das etnias Kaiowá e Guarani a buscarem a escolarização nas escolas urbanas, mesmo tendo à sua disposição a escola indígena diferenciada. O estudo foi feito a partir da observação participante e questionários que foram aplicados aosestudantes indígenas que estão nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e os resultados analisados a partir de documentos oficiais como o Censo Escolar. Os dados foram problematizados a partir da ótica das relações que sedesenvolvem na escola urbana entre estudantes e professores, a fim de compreender as suas concepções a respeito da escola e do ensino ofertado por ela, além das relações de poder que se estabelecem através dos saberes privilegiados na sala de aula resultando numa fronteira étnica. Também foi analisado o Plano Municipal de Educação de Amambai-MS com o intuito de perceber a dimensão dada para a educação escolar indígena e se há preocupação enquanto política educacional para atender as demandas geradas pelos estudantes indígenas que frequentam as escolas urbanas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 649kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Texto | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes indígenas; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola urbana; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar de Indígenas. | pt_BR |
Título: dc.title | FRONTEIRAS ÉTNICAS E EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA MUNICIPAL JÚLIO MANVAILER | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Roseli Completo.pdf | 648,13 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431611/2/Roseli Completo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons