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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcante, Emanuel Bernardo Tenório | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-13T17:03:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-13T17:03:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DAS RUAS PARA AS AULAS DE HISTÓRIA: infâncias, cidadania e direitos humanos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431583 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa é investigar a respeito da aprendizagem histórica, de modo mais específico sobre o modo como se constitui a dificuldade dos alunos do terceiro ano do ensino médio em perceber a participação política dos movimentos sociais no processo de redemocratização (1970-1980). Em razão disso estabeleceu-se como uma das metas principais a elaboração de uma proposta de intervenção didática que viesse ao encontro de intensificar a aprendizagem pretendida. A ideia é de que tal lacuna está relacionada entre outros fatores, com o modo como o ensino de história lida com a participação cidadã das crianças e adolescentes, caracterizando-se como adultocêntrico. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo dos livros didáticos do terceiro ano adotados por duas escolas públicas do estado de Pernambuco, localizadas na cidade do Cabo de Santo Agostinho. A perspectiva é verificar como tais obras abordam a participação das crianças e adolescentes na construção da narrativa escolar. A conclusão principal é que os livros didáticos, invisibilizam as crianças e adolescentes como sujeitos da própria história, na medida em que as citam apenas de modo ilustrativo ou então na condição de vítimas dos processos históricos. Diante disso foi proposta a elaboração de um paradidático que narrasse a trajetória do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) em Pernambuco. A intenção dessa produção é ser posteriormente incorporada na prática escolar dos professores e professoras de história mediante a disponibilização do mesmo à consulta pública. A característica principal desse paradidático é a utilização de uma linguagem criativa na qual o protagonismo das ações é dado às crianças e aos adolescentes, reforçando a identificação dos estudantes com esses atores sociais e favorecendo o movimento da empatia e da aprendizagem históricas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Criança | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos Sociais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
| Título: dc.title | DAS RUAS PARA AS AULAS DE HISTÓRIA: infâncias, cidadania e direitos humanos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO Emanuel Bernardo Tenório Cavalcante ..pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2018 | 3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431583/1/DISSERTAÇÃO Emanuel Bernardo Tenório Cavalcante ..pdfDownload |
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