Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Wallace de Melo Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-12T12:24:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-12T12:24:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | debate sobre a criminalidade nas aulas de sociologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431565 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Partindo do debate sobre o crime, o presente estudo apresenta uma proposta de material pedagógico complementar, na forma de dissertação, voltada para os professores no intuito de subsidiar as aulas sociologia no Ensino Médio. Nesse contexto, a pesquisa foi construída a partir das discussões acerca do tema crime dentro dos conteúdos de sociologia, para, a partir desse assunto, propor metodologias de ensino no intuito de ensinar outras teorias e conceitos sociológicos. Para isso, foi sistematizado e contextualizado um conjunto de teorias e análises acerca do crime, para daí mobilizar questões relacionadas aos conteúdos de sociologia presentes no contexto da Educação Básica a partir da construção de um vínculo entre esses dois pontos. Este estudo serve como mais uma contribuição para a ampliação das possibilidades e o aprimoramento do ensino da sociologia no Ensino Médio, tomando como referência a análise sobre a literatura específica sobre o crime e o ensino da sociologia, bem como os marcos legais que orientam a inserção da disciplina nas escolas brasileiras, para assim apresentar mais uma proposta de recurso didático aos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,70 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | crime | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino da sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | transposição didática | pt_BR |
Título: dc.title | Criminalidade e sociologia: debatendo o crime no ensino médio por meio das aulas de Sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertao_wallace_final.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431565/2/dissertao_wallace_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons