Projeto Cartografia da Cultura Afrobrasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com Pedagogia decolonial.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)-
Autor(es): dc.contributor.authorBrioso, Antônia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-14T16:06:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-14T16:06:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProjeto Cartografia da Cultura Afrobrasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com a Pedagogia decolonial.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431559-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho de dissertação de mestrado descreve e analisa a didática de ensino e a pedagogia decolonial empregue no Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira que é desenvolvido desde 2012 na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). O projeto em estudo, elaborado por mim, é uma didática de História ancorada epistemologicamente nas ideias da Decolonialidade. Observou-se que ao longo desses anos, o projeto foi se alicerçando em quatro pilares: interdisciplinaridade, multiculturalidade/interculturalidade, currículo subalterno e a ludicidade. Como didática da história foi assumindo um rosto de uma pedagogia de práticas insurgentes, pois trouxe para o currículo de história, e para os demais conhecimentos escolares partícipes do projeto, a cultura dos segmentos subalternos da sociedade brasileira produzidos em contextos de assimilação, luta, marginalização e resistência. O projeto foi refletido teoricamente nos debates nas disciplinas na primeira turma do Mestrado Profissional de Ensino de História, marcando esse a didática rüseniana em interação epistemológica com a concepção Decolonizadora. O Cartografia é o produto educacional que apresentamos como resultado da dissertação de mestrado que procura fazer o diálogo entre a epistemologia e a práxis.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Didática da História; Pedagogia Decolonial; Educação Básica; Educação Étnicorracial; Currículo Subalterno.-
Título: dc.titleProjeto Cartografia da Cultura Afrobrasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com Pedagogia decolonial.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons