Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brioso, Antônia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-14T16:06:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-14T16:06:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Projeto Cartografia da Cultura Afrobrasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com a Pedagogia decolonial. | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431559 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho de dissertação de mestrado descreve e analisa a didática de ensino e a pedagogia decolonial empregue no Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira que é desenvolvido desde 2012 na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). O projeto em estudo, elaborado por mim, é uma didática de História ancorada epistemologicamente nas ideias da Decolonialidade. Observou-se que ao longo desses anos, o projeto foi se alicerçando em quatro pilares: interdisciplinaridade, multiculturalidade/interculturalidade, currículo subalterno e a ludicidade. Como didática da história foi assumindo um rosto de uma pedagogia de práticas insurgentes, pois trouxe para o currículo de história, e para os demais conhecimentos escolares partícipes do projeto, a cultura dos segmentos subalternos da sociedade brasileira produzidos em contextos de assimilação, luta, marginalização e resistência. O projeto foi refletido teoricamente nos debates nas disciplinas na primeira turma do Mestrado Profissional de Ensino de História, marcando esse a didática rüseniana em interação epistemológica com a concepção Decolonizadora. O Cartografia é o produto educacional que apresentamos como resultado da dissertação de mestrado que procura fazer o diálogo entre a epistemologia e a práxis. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Didática da História; Pedagogia Decolonial; Educação Básica; Educação Étnicorracial; Currículo Subalterno. | - |
Título: dc.title | Projeto Cartografia da Cultura Afrobrasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com Pedagogia decolonial. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação versão final- Brioso.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431559/2/Dissertação versão final- Brioso.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons