Ensino para diferentes sujeitos: o acesso de alunos surdos às aulas de História.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)-
Autor(es): dc.contributor.authorPadovani Netto, Ernesto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-12T15:38:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-12T15:38:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherEnsino para diferentes sujeitos: o acesso de alunos surdos às aulas de História.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431558-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho se desenvolve a partir da reflexão em torno do ensino de História para pessoas surdas, as quais não são contempladas pelo método de exposição oral, frequentemente utilizado pelos professores da disciplina. Apontando para um ensino baseado no bilinguismo: Língua de Sinais Brasileira (LSB) e Língua Portuguesa na modalidade escrita, e na pedagogia visual, apresentamos metodologias de ensino de História que possam garantir aos alunos surdos o acesso necessário aos conteúdos escolares. Dentro dos debates aqui colocados, damos ênfase ao sujeito surdo como alguém que a partir de uma dada consciência histórica passou a reivindicar para si conquistas de direitos nos mais variados setores da sociedade, sendo que destacamos os avanços no campo da educação. Além disso, propomos ouvir pais de estudantes surdos, diretores de escolas que possuem surdos matriculados, professores ouvintes de alunos surdos na rede regular de ensino, e principalmente “ouvir” os próprios alunos surdos, destacando as experiências vividas por estes no contexto da chamada escola inclusiva, especificamente na escola Luiz Nunes Direito, unidade regular considerada de referência na inclusão de alunos da chamada educação especial no bairro do Coqueiro, na cidade de Ananindeua-Pará, para assim termos uma ampla leitura das questões que envolvem a aprendizagem histórica dos sujeitos surdos. Desta forma foi possível fazermos uma diagnose sobre as vivências dos alunos nas aulas de História, assim como apontarmos estratégias metodológicas no sentido de potencializar a aprendizagem dos alunos surdos em relação à disciplina História. Como produto da dissertação, construímos um canal no YouTube e uma página no Facebook intitulada História em Libras, onde disponibilizamos videoaulas de História em Língua de Sinais.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Educação Básica; Educação de Surdos; Bilinguismo; Pedagogia Visual.-
Título: dc.titleEnsino para diferentes sujeitos: o acesso de alunos surdos às aulas de História.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
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