Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Menezes, Vitor César Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-12T12:01:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-12T12:01:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | teoria sociológica nos planos de curso de sociologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431556 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho investigar como se encontra inserida a teoria sociológica nos planos de curso de sociologia na Rede Estadual de Ensino a partir de um estudo representativo da microrregião de Garanhuns - PE. O tema deste estudo emerge da discussão sobre a construção de uma proposta curricular para o ensino de sociologia na educação básica, focalizando nesta proposta o lugar da teoria. A análise do objeto de estudo em questão se da em razão da sua relevância na constituição do conhecimento sociológico enquanto ciência e disciplina escolar que ganhou novo impulso na pesquisa acadêmica com o ingresso da Sociologia no Ensino Médio a partir de 2008. Amparada na perspectiva do construcionismo social, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de três procedimentos investigativos. 1) Pesquisa bibliográfica em torno da construção teórico-conceitual de: teoria sociológica, ensino de sociologia e currículo; 2) a pesquisa documental dos documentos curriculares, livro didáticos e planos de curso a cerca do ensino de sociologia e; 3) a entrevista individual e semi-estruturada com docentes da Rede Estadual de Educação. A pesquisa de campo delimitou-se às 10 maiores unidades escolares em relação ao contingente de estudantes matriculados em 2015. Das 10 escolas selecionadas, cinco escolas foram do Sistema de Ensino Integral e as outras cinco do sistema de Ensino Regular. A pesquisa demonstra a incipiente presença da teoria sociológica nos documentos curriculares e práticas de ensino em contraste com o discurso que atesta sua importância e relaciona esta condição com o cenário maior em que a disciplina está inserida. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,66 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | teoria sociológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | currículo | pt_BR |
Título: dc.title | A teoria sociológica nos planos de curso de Sociologia da rede estadual de Pernambuco (GRE - Garanhuns) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
tcc victor- completo1.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431556/2/tcc victor- completo1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons