A teoria sociológica nos planos de curso de Sociologia da rede estadual de Pernambuco (GRE - Garanhuns)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMenezes, Vitor César Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-12T12:01:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-12T12:01:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-11-
identificador: dc.identifier.otherteoria sociológica nos planos de curso de sociologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431556-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho investigar como se encontra inserida a teoria sociológica nos planos de curso de sociologia na Rede Estadual de Ensino a partir de um estudo representativo da microrregião de Garanhuns - PE. O tema deste estudo emerge da discussão sobre a construção de uma proposta curricular para o ensino de sociologia na educação básica, focalizando nesta proposta o lugar da teoria. A análise do objeto de estudo em questão se da em razão da sua relevância na constituição do conhecimento sociológico enquanto ciência e disciplina escolar que ganhou novo impulso na pesquisa acadêmica com o ingresso da Sociologia no Ensino Médio a partir de 2008. Amparada na perspectiva do construcionismo social, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de três procedimentos investigativos. 1) Pesquisa bibliográfica em torno da construção teórico-conceitual de: teoria sociológica, ensino de sociologia e currículo; 2) a pesquisa documental dos documentos curriculares, livro didáticos e planos de curso a cerca do ensino de sociologia e; 3) a entrevista individual e semi-estruturada com docentes da Rede Estadual de Educação. A pesquisa de campo delimitou-se às 10 maiores unidades escolares em relação ao contingente de estudantes matriculados em 2015. Das 10 escolas selecionadas, cinco escolas foram do Sistema de Ensino Integral e as outras cinco do sistema de Ensino Regular. A pesquisa demonstra a incipiente presença da teoria sociológica nos documentos curriculares e práticas de ensino em contraste com o discurso que atesta sua importância e relaciona esta condição com o cenário maior em que a disciplina está inserida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,66 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectteoria sociológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículopt_BR
Título: dc.titleA teoria sociológica nos planos de curso de Sociologia da rede estadual de Pernambuco (GRE - Garanhuns)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em ciências sociais para o ensino médiopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons