Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dos Reis, Sidnei Sutil | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-11T22:23:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-11T22:23:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE LUTAS: O ENSINO DE HISTÓRIA, O MOVIMENTO NEGRO CONTEMPORÂNEO E OS CAMINHOS PARA A APROVAÇÃO DA LEI 10.639/03; | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431555 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), tem como objetivo analisar o papel desempenhado pelo movimento negro contemporâneo no Brasil, partindo das especificidades do Movimento Negro em Florianópolis. São utilizados como fontes oficiais, fotografias e jornais, para compreender quais ações caracterizam suas atuações na contribuição para a construção da legislação que resultou na Lei 10.639/03, tornando obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica. Baseando-se nesta análise, buscar-se-á utilizar da potencialidade do ensino de História, no que diz respeito a sua função social, e na importância fundamental que ela exerce, no sentido de colocar em cheque percepções pautadas no senso comum e, muitas vezes, em naturalizações e discriminação racial. O resultado final deste trabalho culminou na elaboração de um material didático evidenciando o protagonismo de homens e mulheres negros e negras, sobretudo no Núcleo de Estudos Negros (NEN), em Santa Catarina, no formato de uma sequência didática comentada voltada para professores(as) e estudantes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Movimento negro. Lei 10.639/03. Memória e História. ProfHistória. | pt_BR |
Título: dc.title | MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE LUTAS: O ENSINO DE HISTÓRIA, O MOVIMENTO NEGRO CONTEMPORÂNEO E OS CAMINHOS PARA A APROVAÇÃO DA LEI 10.639/03; | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sidnei Sutil dos Reis - Educapes.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431555/2/Sidnei Sutil dos Reis - Educapes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons