Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Simas, Jaison | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-11T22:14:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-11T22:14:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pensamento histórico de estudantes da Educação Básica sobre a temática indígena: um estudo de caso a partir de documentos e propostas da Olimpíada Nacional em História do Brasil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431554 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como tema central investigar o pensamento histórico dos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes (São João Batista/SC) sobre a temática indígena. Analisei as ideias históricas dos estudantes com o objetivo de perceber as possíveis representações sobre os modos de ser e viver indígena no Brasil nos dias atuais. A dissertação estrutura-se, assim, em dois eixos: o primeiro uma reflexão sobre o desenvolvimento do pensamento histórico e, segundo, proposição didática sobre a temática indígena, por meio do uso de documentos, que possa ser utilizada por outros docentes. A coleta de dados sobre as ideias históricas iniciais dos estudantes ocorreu por meio de um questionário com doze imagens de indígenas em diferentes contextos e temporalidades. A opção em trabalhar uma sequência didática com diversos documentos se deu a partir da minha experiência profissional com a Olimpíada Nacional em História do Brasil, que apresenta questões e tarefas para serem discutidas em grupo a partir da leitura e reflexão de documentos, buscando aproximar os estudantes do ofício do historiador. Ao pensar historicamente as questões relacionadas às histórias e culturas indígenas com ênfase no uso de documentos, incentivei os estudantes a escreverem narrativas que serviram de base para a compreensão das ideias históricas que foram sendo construídas por eles no decorrer do desenvolvimento desta proposta didático-pedagógica. O trabalho desenvolvido pretende contribuir para repensar as representações sobre os povos indígenas, e como tais representações, reverberam no espaço escolar. Do mesmo modo, espera-se que possa servir de base para propostas possíveis para o ensino de histórias e culturas indígenas, por meio do que indica a Lei 11.645/2008, além de sensibilizar outros docentes para o desenvolvimento de propostas de ensino de história com o uso de documentos sobre a temática indígena no ensino da Educação Básica. O ensino de histórias e culturas indígenas foi pensado a partir da perspectiva na Nova História Indígena. Tal proposta destaca o protagonismo dos povos indígenas na (re)escrita de suas próprias histórias ao trazer outras narrativas possíveis para dialogar com as existentes e problematizar preconceitos e estereótipos produzidos pela historiografia e pela história escolar em tempos pretéritos e que tendem a permanecer na cultura escolar, na qual cristalizou os povos indígenas como povos do passado. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História Indígena. Pensamento histórico. Olimpíada Nacional em História do Brasil. Documentos históricos. | pt_BR |
Título: dc.title | Pensamento histórico de estudantes da Educação Básica sobre a temática indígena: um estudo de caso a partir de documentos e propostas da Olimpíada Nacional em História do Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Jaison Simas - Educapes.pdf | 11,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431554/2/Jaison Simas - Educapes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons