Pensamento histórico de estudantes da Educação Básica sobre a temática indígena: um estudo de caso a partir de documentos e propostas da Olimpíada Nacional em História do Brasil

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSimas, Jaison-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-11T22:14:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-11T22:14:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherPensamento histórico de estudantes da Educação Básica sobre a temática indígena: um estudo de caso a partir de documentos e propostas da Olimpíada Nacional em História do Brasilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431554-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como tema central investigar o pensamento histórico dos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes (São João Batista/SC) sobre a temática indígena. Analisei as ideias históricas dos estudantes com o objetivo de perceber as possíveis representações sobre os modos de ser e viver indígena no Brasil nos dias atuais. A dissertação estrutura-se, assim, em dois eixos: o primeiro uma reflexão sobre o desenvolvimento do pensamento histórico e, segundo, proposição didática sobre a temática indígena, por meio do uso de documentos, que possa ser utilizada por outros docentes. A coleta de dados sobre as ideias históricas iniciais dos estudantes ocorreu por meio de um questionário com doze imagens de indígenas em diferentes contextos e temporalidades. A opção em trabalhar uma sequência didática com diversos documentos se deu a partir da minha experiência profissional com a Olimpíada Nacional em História do Brasil, que apresenta questões e tarefas para serem discutidas em grupo a partir da leitura e reflexão de documentos, buscando aproximar os estudantes do ofício do historiador. Ao pensar historicamente as questões relacionadas às histórias e culturas indígenas com ênfase no uso de documentos, incentivei os estudantes a escreverem narrativas que serviram de base para a compreensão das ideias históricas que foram sendo construídas por eles no decorrer do desenvolvimento desta proposta didático-pedagógica. O trabalho desenvolvido pretende contribuir para repensar as representações sobre os povos indígenas, e como tais representações, reverberam no espaço escolar. Do mesmo modo, espera-se que possa servir de base para propostas possíveis para o ensino de histórias e culturas indígenas, por meio do que indica a Lei 11.645/2008, além de sensibilizar outros docentes para o desenvolvimento de propostas de ensino de história com o uso de documentos sobre a temática indígena no ensino da Educação Básica. O ensino de histórias e culturas indígenas foi pensado a partir da perspectiva na Nova História Indígena. Tal proposta destaca o protagonismo dos povos indígenas na (re)escrita de suas próprias histórias ao trazer outras narrativas possíveis para dialogar com as existentes e problematizar preconceitos e estereótipos produzidos pela historiografia e pela história escolar em tempos pretéritos e que tendem a permanecer na cultura escolar, na qual cristalizou os povos indígenas como povos do passado.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Indígena. Pensamento histórico. Olimpíada Nacional em História do Brasil. Documentos históricos.pt_BR
Título: dc.titlePensamento histórico de estudantes da Educação Básica sobre a temática indígena: um estudo de caso a partir de documentos e propostas da Olimpíada Nacional em História do Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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