Folhetos de acontecido: literatura de cordel e sua função no ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Grace Kelly-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-11T22:06:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-11T22:06:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-
identificador: dc.identifier.otherFolhetos de acontecido: literatura de cordel e sua função no ensino de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431553-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de história num país como o Brasil se limitado apenas ao livro didático, que por mais que venha sofrendo mudanças e incorporando temáticas que abordam a diversidade, pode oferecer um conhecimento ainda parcial, limitado e, quiçá, homogeneizador. Por isso a importância do trabalho de pesquisa e de novos objetos para que se possa discutir cultura no ensino de história e a ideia de identidade e alteridades. Pensando nisso, é que se escolheu os folhetos de acontecido ou mais popularmente conhecido o cordel, para abordar diferentes consciências e a cultura brasileira no ensino de história no Município de Maringá no Estado do Paraná. Os folhetos de acontecido como fonte para ser analisada em toda sua potencialidade na pesquisa historiográfica e no ensino de história. A pesquisa foi feita partindo de uma discussão no primeiro capítulo do conceito de cultura e no segundo capítulo é abordado a historicidade do cordel no Brasil. No terceiro capítulo é demonstrado a coleta das ideias prévias de alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Rodrigues Alves do Município de Maringá, coleta feita em 2017. Buscando saber desses alunos a consciência que já possuíam sobre cultura, cultura popular e erudita, cultura nordestina e o cordel. As respostas dos alunos foram categorizadas de acordo com a fundamentação de cultura e de cordel dos dois primeiros capítulos. No quarto capítulo foi discutido o cordel no ensino de história propriamente, trabalhos recentes com essa perspectiva, uma sugestão metodológica para o Ensino de História a partir da experiência da professora Ana Cristina Marinho e professor Helder Pinheiro, foi também enfatizado um cordel e um cordelista como exemplo. No quinto e último capítulo foi apresentado uma sugestão de percurso para a utilização do cordel no ensino de história partindo dessa experiência de pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.079 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCordelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFolhetos do acontecidopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlteridade-Identidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Título: dc.titleFolhetos de acontecido: literatura de cordel e sua função no ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons