Adotiva Liberato Valentim: Memórias sobre uma Professora de Origem Africana em Florianópolis (1931 a 1986): Uma exposição histórica como Ação Educativa.

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar, Adriana May de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-11T22:03:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-11T22:03:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherAdotiva Liberato Valentim: Memórias sobre uma Professora de Origem Africana em Florianópolis (1931 a 1986): Uma exposição histórica como Ação Educativa.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431552-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é conceder visibilidade a trajetória de vida da professora de origem africana Adotiva Liberato Valentim, que atualmente nomeia uma Escola Municipal em Florianópolis – SC, partindo disto, são discutidas questões referentes à Educação para as Relações Étnico-Raciais. Como ação educativa apresento o processo de realização de uma exposição histórica aos alunos da Unidade Escolar, desenvolvida a partir da trajetória da professora. Espera-se também demonstrar de quais maneiras, no período estabelecido (1931 a 1986) que constitui a vida desta professora, a docência se torna possibilidade de mobilidade social para as populações de origem africana em Florianópolis, assim foram mobilizadas as autoras Catherine Walsh, Angela Davis e Bell Hooks para pensar a interculturalidade. Refletindo sobre a potencialidade da história de vida de uma professora de origem africana, os autores Benito Schmidt e Verena Alberti são referências relevantes no tratamento da metodologia da história oral, pois foram realizadas entrevistas com ex-alunos e familiares. A exposição histórica, centrada em narrativas, dialoga com conceitos de memória e experiência apropriados de Walter Benjamim e Stuart Hall, transitando pelas lembranças de quem conheceu a professora, demonstrando aspectos de sua trajetória docente. Assim, no primeiro capítulo procuro destacar a atuação dos movimentos antirracistas na elaboração de legislações que propõem a Educação para as Relações Étnico Raciais. No segundo capítulo, a partir da análise das memórias, apresento a trajetória de Adotiva Liberato Valentim e sua construção como professora. Por último escrevo como foi pensada e realizada a exposição na Escola Municipal Adotiva Liberato Valentim. Como resultado temos uma comunidade Educativa que passa a perceber em sua denominação uma professora de origem africana que transgride a padrões esperados para a época. Bem como, uma proposta de ensinar a história de Florianópolis partindo de uma mulher de origem africana.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Afro-brasileira. Memória. História Oral.pt_BR
Título: dc.titleAdotiva Liberato Valentim: Memórias sobre uma Professora de Origem Africana em Florianópolis (1931 a 1986): Uma exposição histórica como Ação Educativa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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