
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Adriano, Fabricio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-11T21:39:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-11T21:39:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O TRABALHO COM FONTES IMPRESSAS PERIÓDICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HISTÓRICO. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431551 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação analisa-se o uso de fontes impressas periódicas em sala de aula. O objetivo é entender como o trabalho com os impressos periódicos pode contribuir para o aprimoramento do pensamento histórico dos estudantes. A dissertação é propositiva, sendo as preposições apresentadas na forma de sequências didáticas. As fontes históricas foram estudadas a partir dos elementos que proporcionam a materialidade do texto impresso. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do Nono Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no município de Timbó, em Santa Catarina. As observações foram realizadas a partir de sequências didáticas desenvolvidas com os estudantes que, possibilitaram a escrita de dez narrativas históricas. É através destas narrativas que se traça um breve panorama do pensamento histórico dos estudantes. A pesquisa dialoga com referenciais teóricos que discutem o ensino de história. Entre estes referencias estão aqueles autores vinculados as discussões sobre educação histórica e sobre a história escolar, dentre os quais Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt e Ana Maria Monteiro. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | FONTES IMPRESSAS PERIÓDICAS, ENSINO DE HISTÓRIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PENSAMENTO HISTÓRICO. | pt_BR |
| Título: dc.title | O TRABALHO COM FONTES IMPRESSAS PERIÓDICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HISTÓRICO. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Fabricio Adriano Profhistória.pdf | 3.43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431551/2/Dissertação Fabricio Adriano Profhistória.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons