Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Adriano, Fabricio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-11T21:39:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-11T21:39:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | O TRABALHO COM FONTES IMPRESSAS PERIÓDICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HISTÓRICO. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431551 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação analisa-se o uso de fontes impressas periódicas em sala de aula. O objetivo é entender como o trabalho com os impressos periódicos pode contribuir para o aprimoramento do pensamento histórico dos estudantes. A dissertação é propositiva, sendo as preposições apresentadas na forma de sequências didáticas. As fontes históricas foram estudadas a partir dos elementos que proporcionam a materialidade do texto impresso. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do Nono Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no município de Timbó, em Santa Catarina. As observações foram realizadas a partir de sequências didáticas desenvolvidas com os estudantes que, possibilitaram a escrita de dez narrativas históricas. É através destas narrativas que se traça um breve panorama do pensamento histórico dos estudantes. A pesquisa dialoga com referenciais teóricos que discutem o ensino de história. Entre estes referencias estão aqueles autores vinculados as discussões sobre educação histórica e sobre a história escolar, dentre os quais Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt e Ana Maria Monteiro. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | FONTES IMPRESSAS PERIÓDICAS, ENSINO DE HISTÓRIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PENSAMENTO HISTÓRICO. | pt_BR |
Título: dc.title | O TRABALHO COM FONTES IMPRESSAS PERIÓDICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HISTÓRICO. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Fabricio Adriano Profhistória.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431551/2/Dissertação Fabricio Adriano Profhistória.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons