O TRABALHO COM FONTES IMPRESSAS PERIÓDICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HISTÓRICO.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAdriano, Fabricio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-11T21:39:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-11T21:39:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherO TRABALHO COM FONTES IMPRESSAS PERIÓDICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HISTÓRICO.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431551-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação analisa-se o uso de fontes impressas periódicas em sala de aula. O objetivo é entender como o trabalho com os impressos periódicos pode contribuir para o aprimoramento do pensamento histórico dos estudantes. A dissertação é propositiva, sendo as preposições apresentadas na forma de sequências didáticas. As fontes históricas foram estudadas a partir dos elementos que proporcionam a materialidade do texto impresso. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do Nono Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no município de Timbó, em Santa Catarina. As observações foram realizadas a partir de sequências didáticas desenvolvidas com os estudantes que, possibilitaram a escrita de dez narrativas históricas. É através destas narrativas que se traça um breve panorama do pensamento histórico dos estudantes. A pesquisa dialoga com referenciais teóricos que discutem o ensino de história. Entre estes referencias estão aqueles autores vinculados as discussões sobre educação histórica e sobre a história escolar, dentre os quais Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt e Ana Maria Monteiro.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFONTES IMPRESSAS PERIÓDICAS, ENSINO DE HISTÓRIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PENSAMENTO HISTÓRICO.pt_BR
Título: dc.titleO TRABALHO COM FONTES IMPRESSAS PERIÓDICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HISTÓRICO.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons