O ensino de história no Colégio Estadual Indígena Professor Sérgio Krigrivaja Lucas - Terra Indígena Faxinal - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHoshino, Andréia Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-11T21:10:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-11T21:10:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de história no Colégio Estadual Indígena Professor Sérgio Krigrivaja Lucas - Terra Indígena Faxinal – PRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431548-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado é baseado em dados coletados em uma pesquisa de campo, bibliografias e documentos oficias existentes no Brasil sobre a Educação Escolar Indígena. O mesmo tem por objetivo verificar como está ocorrendo o ensino da disciplina de história no Colégio Estadual Indígena Professor Sérgio Krigrivaja Lucas - localizado na Terra Indígena (T.I.) Faxinal, município de Cândido de Abreu – PR. Além de também responder ao seguinte questionamento: como o ensino de História na escola indígena tem contribuído para a efetivação da educação intercultural, específica e diferenciada, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 nos artigos 210, 215, 231 e 232 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ 1996 nos artigos 26, 32, 78 e 79? Para atingir o objetivo, realizei observações das aulas de história nas turmas dos 6ºanos aos 9ºanos e entrevistas com os professores de história das turmas e com os Kaingang, moradores da T.I Faxinal. A partir destes levantamentos, conclui que o ensino de história tem sido bastante distante do cotidiano e dos problemas enfrentados pelos Kaingang, ou seja, não tem assumido a ideia proposta pela legislação que ampara a Educação Escolar Indígena. Para contribuir com a solução do problema encontrado, primeiramente, socializei com os professores de história os dados obtidos nas entrevistas realizadas com os Kaingang da T.I Faxinal, sobre as histórias que eles gostariam que fossem ensinadas em sala de aula; em segundo lugar, realizamos uma roda de conversa com todos os funcionários da escola sobre o tema: os povos indígenas e a Legislação e, posteriormente, finalizei as intervenções selecionando com os professores da disciplina os conteúdos que poderão ser trabalhados em sala de aula, contemplando algumas das histórias que os Kaingang da T.I Faxinal desejam que seus filhos, sobrinhos e netos aprendam.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.791 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Kaingangpt_BR
Título: dc.titleO ensino de história no Colégio Estadual Indígena Professor Sérgio Krigrivaja Lucas - Terra Indígena Faxinal - PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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