OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA: PROPOSTAS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBonfim, Danúbia Damiana Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-11T19:14:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-11T19:14:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-11-
identificador: dc.identifier.otherProdução técnica educacional Danúbia Bonfimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431544-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando nossas experiências, antes como estudantes, e atualmente como professores e pesquisadores, podemos notar que a Física estudada no Ensino Médio, apresenta-se geralmente rotulada como uma disciplina escolar difícil, complexa e consequentemente, pouco atraente. Uma vez que seu ensino geralmente se restringe a método obsoletos, que enfatizam somente a mecanização e memorização de fórmulas matemáticas, raramente se preocupando em explicar o porquê de suas aplicações. Durante os meus seis anos de experiência em sala de aula, frequentemente presenciei as dificuldades dos estudantes frente à disciplina, muitas vezes associada à formalização matemática, mas principalmente em relação à interpretação e reflexão dos conteúdos estudados. Além disso, a falta de participação dos estudantes durante as aulas, contribuíram para que eu repensasse minha prática de ensino. Diante dessa inquietação, vislumbrei no presente Programa de Pós-Graduação em Ensino, a oportunidade de estudar práticas e métodos de ensino que facilitassem o encaminhamento da disciplina na Educação Básica, buscando um ensino de Física mais contextualizado e consequentemente presente no cotidiano dos estudantes. No decorrer da disciplina de Abordagens e Tendências Metodológicas de Ensino, ofertada no 1° semestre de 2017 do programa, observei que, entre as diversas metodologias e estratégias didáticas estudadas, a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), apresentou-se como um potencial recurso metodológico para o desenvolvimento de aulas mais articuladas com as situações vivencias dos estudantes, nos motivando a investigar as potencialidades dessa abordagem metodológica em sala de aula, mais especificamente no desenvolvimento dos conceitos de Cinemática e de Gravitação Universal, ambos geralmente propostos no primeiro ano do ensino médio da Educação Básica. O estudo da Cinemática é um dos primeiros conteúdos de Física apresentados aos estudantes do ensino médio. Todavia, segundo Neto (2016, p.11), observa-se uma notável dificuldade no aprendizado desses conceitos, pois na maioria das vezes, os estudantes não conseguem “relacionar situações do seu cotidiano com o estudo da cinemática como apresentada em sala em aula, e tampouco com outras disciplinas escolares”. Em relação aos conceitos de Gravitação Universal, percebe-se que apesar de ser um conteúdo importante para a ampliação dos conhecimentos científicos dos estudantes, de acordo com Pires e Veit (2006), devido a reduzida carga horária da disciplina de Física, esse conteúdo acaba perdendo espaço para outros “mais importantes”. Entendemos que trabalhar todos os componentes previstos nos currículos em duas aulas semanais de Física nas escolas públicas do Paraná, apresenta-se como um desafio, porém, acreditamos que delegar um momento do planejamento para a abordagem do tema, colaborará para que o estudante compreenda melhor o mundo em que vive. Contemplados tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) como nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Física do Paraná (2008), e atualmente, compreendidos na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2018), como um dos objetos de estudo das competências especificas exigidas na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Educação Básica, o estudo Cinemática possibilita que o estudante conheça e descreva vários tipos de movimentos presentes em seu cotidiano. Da mesma maneira, o conteúdo de Gravitação Universal, por se tratar de uma das interações fundamentais da natureza, permite que os estudantes interpretem sua própria realidade cotidiana (PIRES; VEIT, 2006). Nesse contexto, elaboramos o presente Produto Educacional, que é resultado do trabalho de Dissertação de Mestrado intitulada “Os Três Momentos Pedagógicos no Ensino de Física: propostas de sequências didáticas para a educação básica”, com o objetivo de auxiliar o professor no encaminhamento da disciplina de Física no ensino médio. Dessa forma, fundamentados em três artigos produzidos na Dissertação, construímos duas propostas de Sequências Didáticas (SD): a primeira visando a abordagem dos 3MP no estudo de velocidade escalar média, e a segunda, almejando o ensino de Gravitação Universal, organizada nos 3MP e nas bases teóricas de Zabala (1998). No primeiro artigo, investigamos o que pesquisadores da área de ensino têm produzido sobre a abordagem da Gravitação Universal na Educação Básica. Para tal, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura em artigos publicados nos períodos compreendidos entre 2000 a abril de 2018, em periódicos nacionais de Ensino de Ciências/Física, de índices restritos A1, A2 e B1, nos permitindo explorar as abordagens e estratégias de ensino sugeridas para o encaminhamento do tema no Ensino Médio. Em um segundo artigo, analisamos por meio de uma análise documental, o conteúdo de Gravitação Universal em doze livros didáticos de Física recomendados pelo Programa Nacional de Livro Didático – PNLD/2018, com o objetivo de investigar as estratégias de ensino sugeridas para a abordagem inicial de conteúdo, bem como as propostas de atividades adotadas, além das sugestões quanto ao uso de recursos tecnológicos, de literatura e artigos científicos. Em consequência, nos fornecendo subsídios para a produção da sequência didática. Com a finalidade de observar como a metodologia dos 3MP vem sendo abordada e discutida no Ensino de Física, novamente nos apropriamos de uma Revisão Sistemática de Literatura. Para tanto, analisamos trabalhos produzidos nos períodos de 2007 a 2017, disponíveis no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e em periódicos exclusivamente nacionais da área de Ensino de estratos restritos A1, A2 e B1, os quais traziam em seu escopo publicações de trabalhos que propunham a presente metodologia para o desenvolvimento de aulas de Física, nos possibilitando identificar as potencialidades dessa abordagem metodológica no Ensino Médio. A partir desse contexto, elaboramos e aplicamos a primeira sequência didática. Implementada com doze estudantes do 3º ano de Formação de Docentes da Educação Básica, na qual buscamos avaliar a aplicabilidade dos 3MP no desenvolvimento do conteúdo velocidade escalar média na disciplina de Física. Consequentemente, nos permitindo reconhecer as características elucidadas por essa abordagem metodológica. Consequentemente, com base nas possibilidades evidenciadas pela abordagem dos 3MP nos artigos produzidos, bem como nos recursos e estratégias de ensino sugeridos nos livros didáticos e nos artigos científicos sobre Gravitação Universal, procedemos à construção da segunda sequência didática, visando o ensino desse conteúdo no ensino médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,12 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGravitação Universalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDialogicidadept_BR
Título: dc.titleOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA: PROPOSTAS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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