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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vasconelos, Bruna Montor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-11T22:01:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-11T22:01:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | História ambiental e ensino de história através da teoria da complexidade de Edgar Morin | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431531 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação é resultado final de uma análise que propôs contribuir para problematização da inclusão de temas relacionados à natureza e ao meio ambiente no Ensino de História. A escolha dessa temática foi motivada pelo nosso anseio prévio de pensar um ensino que superasse a fragmentação do conhecimento por meio do diálogo com outras ciências. Buscamos essa associação devido ao caráter essencialmente complexo e interligado que envolve os assuntos relacionados à natureza, em especial os problemas ambientais. A natureza, no entanto, é compreendida através de uma visão antropocêntrica, desassociada dos seres humanos, o que contribui para dificuldade de tratar desse tema nas aulas de História. A identificação dessas questões embasou-se por estudos bibliográficos, além da aplicação e análise de um questionário destinado a professores e professoras de História. Constatamos que os temas relacionados ao meio ambiente e a natureza são abordados sem levar em consideração as perspectivas históricas, concebendo, desse modo, a ideia de separação entre o homem e a natureza, fato que contribui para a visão segmentada da criança e do adolescente de que a natureza é algo alheio e distante de sua realidade. Assim, é necessário desnaturalizar nossa relação com a natureza, o que implica a compreensão de que problemas relacionados ao meio ambiente, não são produtos de uma mudança natural e geográfica do planeta. Eles advêm das ações realizadas por seres humanos, induzidas por concepções cartesianas de mundo e pela consequente fragmentação do conhecimento. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva utilizar a problemática ambiental como elemento catalizador da discussão dos problemas articulados ao conhecimento. Propomos relacionar a Teoria da Complexidade, de Edgar Morin, e os estudos da História Ambiental, por meio da análise histórica e interdisciplinar do conceito de natureza, como recurso para o Ensino de História, com o intuito de contribuir no desenvolvimento do pensamento histórico científico de crianças e de adolescentes. Por tratar-se de uma pesquisa em Ensino de História, elaboramos um conjunto de vídeos aulas, que aborda de forma concisa, os principais temas abordados nesta dissertação, cujo público alvo são professores e professoras de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.237 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Complexidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza | pt_BR |
Título: dc.title | História ambiental e ensino de história através da teoria da complexidade de Edgar Morin | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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História ambiental e ensino de história através da teoria da complexidade de Edgar Morin.pdf | Dissertação Mestrado em Ensino de História - Profhistória - UEM, 2018 | 1,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431531/2/História ambiental e ensino de história através da teoria da complexidade de Edgar Morin.pdfDownload |
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