História ambiental e ensino de história através da teoria da complexidade de Edgar Morin

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVasconelos, Bruna Montor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-11T22:01:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-11T22:01:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-
identificador: dc.identifier.otherHistória ambiental e ensino de história através da teoria da complexidade de Edgar Morinpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431531-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação é resultado final de uma análise que propôs contribuir para problematização da inclusão de temas relacionados à natureza e ao meio ambiente no Ensino de História. A escolha dessa temática foi motivada pelo nosso anseio prévio de pensar um ensino que superasse a fragmentação do conhecimento por meio do diálogo com outras ciências. Buscamos essa associação devido ao caráter essencialmente complexo e interligado que envolve os assuntos relacionados à natureza, em especial os problemas ambientais. A natureza, no entanto, é compreendida através de uma visão antropocêntrica, desassociada dos seres humanos, o que contribui para dificuldade de tratar desse tema nas aulas de História. A identificação dessas questões embasou-se por estudos bibliográficos, além da aplicação e análise de um questionário destinado a professores e professoras de História. Constatamos que os temas relacionados ao meio ambiente e a natureza são abordados sem levar em consideração as perspectivas históricas, concebendo, desse modo, a ideia de separação entre o homem e a natureza, fato que contribui para a visão segmentada da criança e do adolescente de que a natureza é algo alheio e distante de sua realidade. Assim, é necessário desnaturalizar nossa relação com a natureza, o que implica a compreensão de que problemas relacionados ao meio ambiente, não são produtos de uma mudança natural e geográfica do planeta. Eles advêm das ações realizadas por seres humanos, induzidas por concepções cartesianas de mundo e pela consequente fragmentação do conhecimento. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva utilizar a problemática ambiental como elemento catalizador da discussão dos problemas articulados ao conhecimento. Propomos relacionar a Teoria da Complexidade, de Edgar Morin, e os estudos da História Ambiental, por meio da análise histórica e interdisciplinar do conceito de natureza, como recurso para o Ensino de História, com o intuito de contribuir no desenvolvimento do pensamento histórico científico de crianças e de adolescentes. Por tratar-se de uma pesquisa em Ensino de História, elaboramos um conjunto de vídeos aulas, que aborda de forma concisa, os principais temas abordados nesta dissertação, cujo público alvo são professores e professoras de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.237 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Complexidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNaturezapt_BR
Título: dc.titleHistória ambiental e ensino de história através da teoria da complexidade de Edgar Morinpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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