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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Buchtik, Lorena Marques Dagostin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-11T21:55:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-11T21:55:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tempo, evidência e historicidade no livro didático e a aprendizagem histórica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431530 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na prática diária, o ensino de História, muitas vezes, é entendido como algo estático e distante da realidade do aluno. Por isso, ensinar mais que conteúdos é um desafio para todos os docentes de História atualmente. Pretende-se neste trabalho compreender como estão dispostos os conceitos de tempo e evidência no livro didático, conceitos esses essenciais para a construção da aprendizagem científica sobre o passado humano. Neste estudo, priorizou-se o trabalho descritivo e qualitativo mediante análise das cinco coleções mais vendidas pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD – de 2017, que contava com catorze coleções disponíveis à escolha dos professores de História da rede pública de ensino. O recorte foi estabelecido por corresponder a aproximadamente 76% de toda a vendagem do edital, que disponibilizou livros para a segunda etapa do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Na análise das coleções, foram selecionadas para identificação as categorias temporais de simultaneidade, ordenação, sucessão, duração, continuidade/ruptura, passado/presente e cronologia. Sobre a evidência, foram identificadas e analisadas a forma como estão apresentadas nas coleções e como se cumpre sua função. A partir dos dois conceitos, refletiu-se a respeito do sentido histórico disposto nos materiais, bem como sobre sua relação com a realidade do aluno. Os resultados encontrados mostram a ausência de profundidade no tratamento do tempo e da evidência, apresentando muitos textos com conteúdos e o uso de evidências históricas como provas e não indícios. Nos resultados sobre a temporalidade, observou-se que as coleções apresentam de forma deficitária as categorias temporais investigadas. Por meio da análise, percebeu-se a necessidade de o professor saber identificar e superar as deficiências presentes nas coleções. Também se espera que as editoras concebam novos livros didáticos abordando de forma eficaz os conceitos apresentados, para, assim, dar ao professor novas possibilidades para cumprir o que é pedido pelos editais governamentais. Como referência para o ensino da disciplina, buscou-se escritos de Paulo Freire e Jörn Rüsen e de autores da área da Educação Histórica, como Peter Lee, Isabel Barca e Rosalyn Ashby. Para a concepção de evidência, foram aproveitados os trabalhos de E.P. Thompson e de Ana Catarina Simão. O conceito de tempo foi baseado nos escritos de Fernand Braudel e Reinhart Koselleck. Sobre a história do ensino de História e sobre o livro didático de História buscou-se os fundamentos em Eliane Mimesse Prado, Kazumi Munakata e Luis Fernando Cerri. Como produto final, além desta dissertação, foram produzidas videoaulas para professores disponíveis na plataforma on-line de vídeos YouTube em um formato de minicurso. A proposta dos vídeos foi permitir que docentes da disciplina possam refletir sobre sua prática docente, entender as limitações das coleções didáticas e fomentar a escolha consciente das coleções didáticas disponibilizadas pelas editoras e pelo governo federal. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 951 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Evidência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Historicidade | pt_BR |
Título: dc.title | Tempo, evidência e historicidade no livro didático e a aprendizagem histórica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Tempo, evidência e historicidade no livro didático e a aprendizagem histórica.pdf | Dissertação Mestrado em ensino de hsitória - Profhistória - UEM, 2018 | 950,03 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431530/2/Tempo, evidência e historicidade no livro didático e a aprendizagem histórica.pdfDownload |
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