Um Estudo da Alienação como efeito do Programa Escola Sem Partido: como defender o ofício de ensinar História

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMolin Filho, Mauricio Antonio Dal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-11T21:51:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-11T21:51:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-
identificador: dc.identifier.otherUm Estudo da Alienação como efeito do Programa Escola Sem Partido: como defender o ofício de ensinar Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431528-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a analisar o Programa Escola sem Partido e sua incidência sobre o ofício do professor, principalmente, no exercício de ensinar História. Existe, na proposta do Programa Escola sem Partido, a ideia de que há doutrinação exercida por parte dos professores brasileiros e que tal prática precisa ser monitorada e denunciada a fim de não interferir política, religiosa e ideologicamente na formação do aluno. Utilizamos, como fontes de análise, os Projetos de Lei 7180/2014 e o 193/2016, bem como material oriundo de canais de comunicação cujo conteúdo nos permitiu lançar a hipótese de que há uma intenção de controle e cerceamento ao trabalho do professor, comprometendo o processo criativo e interferindo no método de ensino-aprendizagem. A partir disso, elencamos o fenômeno da alienação incutido na essência do Programa Escola sem Partido. A condição da alienação se faz presente tanto nas ações refletidas e derivadas do referido Programa, criando um aparato de denúncias que transformam o cenário educacional em um espaço de judicialização, quanto nos agentes propugnadores, quando incentivados a fiscalizar os conteúdos ministrados em sala de aula, culminando na criação dos sintomas de falsa consciência e reificação no ato de aprender e ensinar História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.072 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Sem Partidopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlienaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFalsa Consciênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReificaçãopt_BR
Título: dc.titleUm Estudo da Alienação como efeito do Programa Escola Sem Partido: como defender o ofício de ensinar Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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