Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Molin Filho, Mauricio Antonio Dal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-11T21:51:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-11T21:51:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Um Estudo da Alienação como efeito do Programa Escola Sem Partido: como defender o ofício de ensinar História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431528 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a analisar o Programa Escola sem Partido e sua incidência sobre o ofício do professor, principalmente, no exercício de ensinar História. Existe, na proposta do Programa Escola sem Partido, a ideia de que há doutrinação exercida por parte dos professores brasileiros e que tal prática precisa ser monitorada e denunciada a fim de não interferir política, religiosa e ideologicamente na formação do aluno. Utilizamos, como fontes de análise, os Projetos de Lei 7180/2014 e o 193/2016, bem como material oriundo de canais de comunicação cujo conteúdo nos permitiu lançar a hipótese de que há uma intenção de controle e cerceamento ao trabalho do professor, comprometendo o processo criativo e interferindo no método de ensino-aprendizagem. A partir disso, elencamos o fenômeno da alienação incutido na essência do Programa Escola sem Partido. A condição da alienação se faz presente tanto nas ações refletidas e derivadas do referido Programa, criando um aparato de denúncias que transformam o cenário educacional em um espaço de judicialização, quanto nos agentes propugnadores, quando incentivados a fiscalizar os conteúdos ministrados em sala de aula, culminando na criação dos sintomas de falsa consciência e reificação no ato de aprender e ensinar História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.072 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Sem Partido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alienação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Falsa Consciência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reificação | pt_BR |
Título: dc.title | Um Estudo da Alienação como efeito do Programa Escola Sem Partido: como defender o ofício de ensinar História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Um Estudo da Alienação como efeito do Programa Escola Sem Partido como defender o ofício de ensinar História.pdf | Dissertação Mestrado em ensino de história - Profhistória - UEM, 2018 | 1,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431528/2/Um Estudo da Alienação como efeito do Programa Escola Sem Partido como defender o ofício de ensinar História.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons