Proposta de aula-oficina para o ensino de história local no Ensino Fundamental - Londrina 2018

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringá-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Vania de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-11T21:42:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-11T21:42:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-
identificador: dc.identifier.otherProposta de aula-oficina para o ensino de história local no Ensino Fundamental - Londrina 2018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431527-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa explora alternativas para o estudo da História Local em sala de aula, tendo como referência a Cidade de Londrina e considerando alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Partimos da concepção de que a cidade se configura como um “laboratório histórico”, onde é possível ter acesso às narrativas históricas sobre a mesma, que se apresentam em forma de homenagens, monumentos, museu, ícones, arquitetura, etc. Para além dos indícios, geralmente tidos como fontes históricas por trazerem embutidas a passagem do tempo histórico, como casas e prédios antigos ou fontes como revistas, jornais, mapas antigos, etc., a cidade conta sua história em determinados espaços: na praça, em um shopping, no portal da cidade. No caso de Londrina, Estado do Paraná, esta narrativa histórica presente no espaço da cidade edifica determinados grupos e personagens em detrimento de outros. Busca-se discutir esta temática em sala de aula, propondo a Aula-Oficina, em que se constrói o conhecimento histórico através do princípio investigativo. Sendo assim, iremos investigar a narrativa contida especificamente no Museu Histórico Carlos Weiss, na cidade de Londrina, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, buscando evidenciar, principalmente, a questão do pertencimento àquela narrativa. Submetendo os alunos à uma visita ao museu para que identifiquem esses traços de pertencimento e possam, por fim, construir a sua própria narrativa, na qual seja possível identificá-lo. A proposta que se apresenta é a Aula-Oficina para o ensino de História Local.-
Tamanho: dc.format.extent480 kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectAula-Oficina-
Palavras-chave: dc.subjectHistória Local-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Cidade-
Título: dc.titleProposta de aula-oficina para o ensino de história local no Ensino Fundamental - Londrina 2018-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons