Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Vania de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-11T21:42:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-11T21:42:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta de aula-oficina para o ensino de história local no Ensino Fundamental - Londrina 2018 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431527 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa explora alternativas para o estudo da História Local em sala de aula, tendo como referência a Cidade de Londrina e considerando alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Partimos da concepção de que a cidade se configura como um “laboratório histórico”, onde é possível ter acesso às narrativas históricas sobre a mesma, que se apresentam em forma de homenagens, monumentos, museu, ícones, arquitetura, etc. Para além dos indícios, geralmente tidos como fontes históricas por trazerem embutidas a passagem do tempo histórico, como casas e prédios antigos ou fontes como revistas, jornais, mapas antigos, etc., a cidade conta sua história em determinados espaços: na praça, em um shopping, no portal da cidade. No caso de Londrina, Estado do Paraná, esta narrativa histórica presente no espaço da cidade edifica determinados grupos e personagens em detrimento de outros. Busca-se discutir esta temática em sala de aula, propondo a Aula-Oficina, em que se constrói o conhecimento histórico através do princípio investigativo. Sendo assim, iremos investigar a narrativa contida especificamente no Museu Histórico Carlos Weiss, na cidade de Londrina, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, buscando evidenciar, principalmente, a questão do pertencimento àquela narrativa. Submetendo os alunos à uma visita ao museu para que identifiquem esses traços de pertencimento e possam, por fim, construir a sua própria narrativa, na qual seja possível identificá-lo. A proposta que se apresenta é a Aula-Oficina para o ensino de História Local. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 480 kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aula-Oficina | - |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Cidade | - |
Título: dc.title | Proposta de aula-oficina para o ensino de história local no Ensino Fundamental - Londrina 2018 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Proposta de aula-oficina para o ensino de história local no Ensino Fundamental - Londrina 2018.pdf | Artigo - Mestrado em Ensino de História - Profhistória - UEM, 2018 | 479,44 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431527/2/Proposta de aula-oficina para o ensino de história local no Ensino Fundamental - Londrina 2018.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons