Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Elias Brandão de Castro, Wilton Rabelo Pessoa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-08T15:18:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-08T15:18:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431485 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia é um espaço, no qual apresento uma proposta de orientação didática, em interação com a docência em Ciências, com encaminhamentos teórico-práticos para o ensino de Química nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo não é trazer uma receita pronta e acabada de como ensinar conhecimentos químicos nos anos iniciais, mas sim, construir um espaço dinâmico que, ao passo que orienta professores no exercício de sua tarefa ao ensinar conhecimentos químicos, incentive a reflexão, sobre como incluir as Crianças no diálogo com a Ciência. Para tanto proponho, na perspectiva da parceria colaborativa, o método da investigação-ação, que direciona o compartilhamento das experiências de uma professora do Ensino Fundamental em colaboração com outras professoras que demonstraram interesse em desenvolver tópicos e temas de conhecimentos químicos, com o propósito de apresentar a Ciência contextualizada e integrada a outras áreas dos anos iniciais. Tendo em vista aguçar a curiosidade das crianças para a Química, por meio de práticas desafiadoras, num movimento intenso que possibilite a aprendizagem pela investigação, características da alfabetização científica, na qual professoras e estudantes sejam autoras de seus discursos. As estratégias desenvolvidas e apresentadas no presente registro, constituem a organização do processo de investigação-ação na escola. A elaboração desse guia visa fomentar espaços formativos à alfabetização científica das crianças dos primeiros anos escolares. As ideias e objetivos que compõem esse guia são frutos de um percurso trilhado no constante diálogo com professoras, delineado por Encontros Formativos colaborativos 1 , e de igual modo se revela às leitoras e leitores como percurso livre, que se configura na abordagem dos conhecimentos químicos, cujo compromisso seja potencializar a aprendizagem científica e as vivências com a Ciência e as questões científicas que permeiam o contexto das Crianças nas suas mais diversas relações e leituras com/do mundo. Espero, por meio destas orientações, poder contribuir com seu trabalho para a garantia dos diretos de aprendizagem dos alunos, com o objetivo de que eles desenvolvam suas potencialidades. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 969 Kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | conhecimento químico | - |
Palavras-chave: dc.subject | investigação-ação | - |
Título: dc.title | Investigação-ação na escola: guia para professores que ensinam ciências nos anos iniciais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2018_Produto Educacional - Elias Brandão de Castro.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431485/2/2018_Produto Educacional - Elias Brandão de Castro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons