Investigação-ação na escola: guia para professores que ensinam ciências nos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorElias Brandão de Castro, Wilton Rabelo Pessoa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-08T15:18:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-08T15:18:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherProduto-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431485-
Resumo: dc.description.abstractEste guia é um espaço, no qual apresento uma proposta de orientação didática, em interação com a docência em Ciências, com encaminhamentos teórico-práticos para o ensino de Química nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo não é trazer uma receita pronta e acabada de como ensinar conhecimentos químicos nos anos iniciais, mas sim, construir um espaço dinâmico que, ao passo que orienta professores no exercício de sua tarefa ao ensinar conhecimentos químicos, incentive a reflexão, sobre como incluir as Crianças no diálogo com a Ciência. Para tanto proponho, na perspectiva da parceria colaborativa, o método da investigação-ação, que direciona o compartilhamento das experiências de uma professora do Ensino Fundamental em colaboração com outras professoras que demonstraram interesse em desenvolver tópicos e temas de conhecimentos químicos, com o propósito de apresentar a Ciência contextualizada e integrada a outras áreas dos anos iniciais. Tendo em vista aguçar a curiosidade das crianças para a Química, por meio de práticas desafiadoras, num movimento intenso que possibilite a aprendizagem pela investigação, características da alfabetização científica, na qual professoras e estudantes sejam autoras de seus discursos. As estratégias desenvolvidas e apresentadas no presente registro, constituem a organização do processo de investigação-ação na escola. A elaboração desse guia visa fomentar espaços formativos à alfabetização científica das crianças dos primeiros anos escolares. As ideias e objetivos que compõem esse guia são frutos de um percurso trilhado no constante diálogo com professoras, delineado por Encontros Formativos colaborativos 1 , e de igual modo se revela às leitoras e leitores como percurso livre, que se configura na abordagem dos conhecimentos químicos, cujo compromisso seja potencializar a aprendizagem científica e as vivências com a Ciência e as questões científicas que permeiam o contexto das Crianças nas suas mais diversas relações e leituras com/do mundo. Espero, por meio destas orientações, poder contribuir com seu trabalho para a garantia dos diretos de aprendizagem dos alunos, com o objetivo de que eles desenvolvam suas potencialidades.-
Tamanho: dc.format.extent969 Kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectconhecimento químico-
Palavras-chave: dc.subjectinvestigação-ação-
Título: dc.titleInvestigação-ação na escola: guia para professores que ensinam ciências nos anos iniciais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática-
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons