Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Patrícia Ferreira de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gamboa, Denise Maria Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-08T14:09:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-08T14:09:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto revisado denise | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431462 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro digital foi desenvolvido em formato de livreto, abrangendo cinco oficinas, a fim de presentar exercícios práticos e possíveis para o aprendizado nas aulas de História relacionado ao oitocentos no Rio de Janeiro, partindo da premissa (proveniente de minha prática como professora – pesquisadora) que as imagens seduzem desde sua criação e também pelo seu poder de comunicação que instiga e facilita o aprendizado enquanto fonte visual / recurso didático. Propõe-se o ensino de História usando fontes imagéticas do recorte do editorial de documentação fotográfica do suíço Georges Leuzinger, enquanto recurso didático, com o objetivo de suporte para construir e operar os conceitos de memória e patrimônio, no Rio de Janeiro do oitocentos, nas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental, a fim de que estas imagens sejam suporte para a compreensão da sociedade do século XIX. A ideia de trabalhar com Leuzinger foi ocasionada pelo ineditismo de sua obra nas ações didáticas, com a proposta de utilizar parte dela nas oficinas apresentadas:Álbum de família; Linha do tempo da fotografia e das atividades de Georges Leuzinger; Que cidade foi esta; Que cidade somos, os Georges Leuzinger; (Des)construindo documentos, buscando-se que os alunos obtenham o manejo crítico e político inicial para olhar, interpretar e conceber suas próprias visões de mundo, a partir dos modelos mais próximos de suas realidades, analisando as imagens oferecidas e eles mesmos registrando em fotos aquilo que reflete seu modo de relacionar-se com a cidade em que moram, e que outrora viveram os oitocentos, em seus pontos positivos e negativos. Enseja-se que o livreto seja ferramenta utilizada não só nas turmas de oitavo ano, mas adaptada e utilizada também em outros anos do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1588 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | Rio de Janeiro oitocentista: o fotógrafo Georges Leuzinger na sala de aula do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA – CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL (PPGEB) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto revisado Denise.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431462/1/produto revisado Denise.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: