Rio de Janeiro oitocentista: o fotógrafo Georges Leuzinger na sala de aula do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Patrícia Ferreira de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorGamboa, Denise Maria Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-08T14:09:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-08T14:09:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherproduto revisado denisept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431462-
Resumo: dc.description.abstractEste livro digital foi desenvolvido em formato de livreto, abrangendo cinco oficinas, a fim de presentar exercícios práticos e possíveis para o aprendizado nas aulas de História relacionado ao oitocentos no Rio de Janeiro, partindo da premissa (proveniente de minha prática como professora – pesquisadora) que as imagens seduzem desde sua criação e também pelo seu poder de comunicação que instiga e facilita o aprendizado enquanto fonte visual / recurso didático. Propõe-se o ensino de História usando fontes imagéticas do recorte do editorial de documentação fotográfica do suíço Georges Leuzinger, enquanto recurso didático, com o objetivo de suporte para construir e operar os conceitos de memória e patrimônio, no Rio de Janeiro do oitocentos, nas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental, a fim de que estas imagens sejam suporte para a compreensão da sociedade do século XIX. A ideia de trabalhar com Leuzinger foi ocasionada pelo ineditismo de sua obra nas ações didáticas, com a proposta de utilizar parte dela nas oficinas apresentadas:Álbum de família; Linha do tempo da fotografia e das atividades de Georges Leuzinger; Que cidade foi esta; Que cidade somos, os Georges Leuzinger; (Des)construindo documentos, buscando-se que os alunos obtenham o manejo crítico e político inicial para olhar, interpretar e conceber suas próprias visões de mundo, a partir dos modelos mais próximos de suas realidades, analisando as imagens oferecidas e eles mesmos registrando em fotos aquilo que reflete seu modo de relacionar-se com a cidade em que moram, e que outrora viveram os oitocentos, em seus pontos positivos e negativos. Enseja-se que o livreto seja ferramenta utilizada não só nas turmas de oitavo ano, mas adaptada e utilizada também em outros anos do Ensino Fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1588 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFotografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleRio de Janeiro oitocentista: o fotógrafo Georges Leuzinger na sala de aula do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA – CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL (PPGEB)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais