
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UERJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | RENZETTI, DANIELLE MELO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-07T22:46:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-07T22:46:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | produto_daniellemelo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431456 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional atende às exigências para a obtenção do título de Mestre do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica, Mestrado Profissional, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp UERJ e integra a dissertação “O registro de práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais em um wiki: a dimensão prática como estratégia para a formação docente”. Essa pesquisa encontra-se cadastrada na Plataforma Brasil e foi autorizada pelo Colégio Pedro II, instituição onde foi desenvolvida. Para dar uma visão geral do estudo realizado, assim descrevemos a pesquisa em linhas gerais, no corpo da dissertação (RENZETTI, 2018): A reflexão sobre a prática pedagógica revela-se como um caminho para o aperfeiçoamento do fazer pedagógico e contribui para a formação docente que ocorre durante a atuação profissional. Caminhando nesse sentido e buscando valorizar a dimensão prática como estratégia para repensarmos as ações de formação da docência, encontramos na proposta de construção de um portfólio digital de cunho colaborativo, alimentado com registros de práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais realizados pela equipe pedagógica do Colégio Pedro II – Campus Realengo I, um caminho para o compartilhamento de saberes com fins de formação continuada e como instrumento de apoio na formação de docentes menos experientes. (p. 30) A maneira escolhida para dar forma às nossas expectativas expressas na citação anterior foi a construção de um wiki que se configura como um portfólio contendo registros de práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais compondo um material digital que possa apoiar ações de formação docente. É importante salientar que esse produto educacional foi construído seguindo processos de construção colaborativa do conhecimento e segue um percurso coerente com as discussões teóricas apresentadas na dissertação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7.1 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Registros de práticas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | wiki | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos INICIAIS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
| Título: dc.title | REGISTROS DE PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM GUIA PRÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM WIKI | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPGEB | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| produto_daniellemelo.pdf | Produto Educacional | 7,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431456/2/produto_daniellemelo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons