REGISTROS DE PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM GUIA PRÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM WIKI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRENZETTI, DANIELLE MELO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-07T22:46:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-07T22:46:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherproduto_daniellemelopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431456-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional atende às exigências para a obtenção do título de Mestre do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica, Mestrado Profissional, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp UERJ e integra a dissertação “O registro de práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais em um wiki: a dimensão prática como estratégia para a formação docente”. Essa pesquisa encontra-se cadastrada na Plataforma Brasil e foi autorizada pelo Colégio Pedro II, instituição onde foi desenvolvida. Para dar uma visão geral do estudo realizado, assim descrevemos a pesquisa em linhas gerais, no corpo da dissertação (RENZETTI, 2018): A reflexão sobre a prática pedagógica revela-se como um caminho para o aperfeiçoamento do fazer pedagógico e contribui para a formação docente que ocorre durante a atuação profissional. Caminhando nesse sentido e buscando valorizar a dimensão prática como estratégia para repensarmos as ações de formação da docência, encontramos na proposta de construção de um portfólio digital de cunho colaborativo, alimentado com registros de práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais realizados pela equipe pedagógica do Colégio Pedro II – Campus Realengo I, um caminho para o compartilhamento de saberes com fins de formação continuada e como instrumento de apoio na formação de docentes menos experientes. (p. 30) A maneira escolhida para dar forma às nossas expectativas expressas na citação anterior foi a construção de um wiki que se configura como um portfólio contendo registros de práticas de ensino de Matemática nos anos iniciais compondo um material digital que possa apoiar ações de formação docente. É importante salientar que esse produto educacional foi construído seguindo processos de construção colaborativa do conhecimento e segue um percurso coerente com as discussões teóricas apresentadas na dissertação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.1 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectRegistros de práticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectwikipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos INICIAISpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Título: dc.titleREGISTROS DE PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM GUIA PRÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM WIKIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino

Arquivos associados:
produto_daniellemelo.pdfProduto Educacional7,3 MBAdobe PDF/bitstream/capes/431456/2/produto_daniellemelo.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons