Guia de adaptação de textos em leitura fácil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marcela-
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Mara (orient.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-07T16:14:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-07T16:14:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherGUIA DE ADAPTAÇÃO DE TEXTOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431447-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia é parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp – UERJ), sob o título Análise dos padrões de acessibilidade em textos didáticos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, orientada pela Profª. Dra. Mara Monteiro da Cruz. A pesquisa teve como um dos objetivos desenvolver, como produto da investigação, um manual para orientar a produção de textos didáticos, de forma que sejam reduzidas as barreiras de comunicação em textos de materiais didáticos. Desse modo, a investigação se propôs a analisar o material didático distribuído pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para alunos do 3º ano do ensino fundamental utilizando critérios de acessibilidade textual para leitores iniciantes ou com dificuldades de aprendizagem. Com a finalidade de desenvolver tais critérios de acessibilidade em textos para leitores em estágios iniciais de alfabetização, buscamos construir de forma colaborativa com um grupo de professores este Guia para a elaboração de textos acessíveis em leitura fácil, para leitores iniciantes ou estudantes com dificuldade no processo de alfabetização e letramento, tornando seu conteúdo mais acessível e democratizando, portanto, seu acesso à informação. Os resultados obtidos evidenciaram que o material didático, quando não é acessível para leitores iniciantes ou com dificuldades de aprendizagem pode representar uma barreira para a formação desse leitor. Foi observado também, que o presente Guia, produto dessa pesquisa, favorece a adaptação de textos por professores, mas que para identificar os padrões de acessibilidade em textos, os professores necessitam de formação continuada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.078Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectacessibilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectmaterial didáticopt_BR
Título: dc.titleGuia de adaptação de textos em leitura fácilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional - PPGEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons