Elaboração de atividades pedagógicas utilizando recursos tecnológicos: favorecendo acessibilidade ao currículo para alunos com TEA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Fabiana-
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Mara (orient.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-07T15:55:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-07T15:55:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_MANUAL Fabiana Nascimentopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431446-
Resumo: dc.description.abstractEste manual faz parte da dissertação de Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), com o título Recursos tecnológicos: estratégias e perspectivas pedagógicas para alunos com transtorno do espectro do autismo, orientada pela Profa. Dra. Mara Monteiro da Cruz. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Município do RJ. As atividades foram desenvolvidas para atender dois alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) matriculados numa turma regular de 2º. ano do Ensino Fundamental. Nesta investigação tivemos como objetivo propor às professoras das turmas (dos alunos observados), atividades que utilizassem os recursos tecnológicos de forma a promover acessibilidade curricular, bem como elaborar um produto que contribuísse para a adaptação de atividades curriculares a serem propostas para alunos com o TEA, mas que também pudesse beneficiar outros alunos com ou sem outros diagnósticos. Os conteúdos utilizados para a elaboração das atividades que constam neste produto foram estabelecidos a partir do que estava sendo abordado em sala de aula e de sugestões fornecidas pelas professoras da classe regular e da sala de recursos. Os resultados demonstraram que o recurso tecnológico se mostra como uma ferramenta atraente, motivando os mesmos a realizarem as atividades com mais autonomia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,16Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectautismopt_BR
Título: dc.titleElaboração de atividades pedagógicas utilizando recursos tecnológicos: favorecendo acessibilidade ao currículo para alunos com TEApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional - PPGEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons