A formação de professores e a aprendizagem com significado: Propostas lúdicas no ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPORTO, GILVANIA FERREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-07T22:57:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-07T22:57:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL GILVANIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431432-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional atende às exigências para a obtenção do título de Mestre do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica, Mestrado Profissional, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp UERJ e integra a dissertação “A formação de professores e a aprendizagem com significado: Propostas lúdicas no ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental”. O problema desta pesquisa baseia-se nas percepções adquiridas ao longo da minha trajetória profissional, como formadora, na qual constatei a dificuldade dos professores em sugerir práticas lúdicas no ensino de Matemática, nas classes do Ensino Fundamental. Neste sentido, meu processo de investigação se propõe à construção de um instrumento que dê suporte a pesquisa de estratégias lúdicas no ensino de Matemática que possam ser desenvolvidas em sala de aula, pelos professores do primeiro ano do Ensino Fundamental. Tal material será disponibilizado por meio de um site educacional. Apoiada no pressuposto acima referido, surgiu a seguinte questão de investigação:  É possível produzir material de formação que permita ao professor escolher os caminhos formativos para favorecer a sua autoria no processo de criação de práticas lúdicas no ensino dos conteúdos Números e Operações? O objetivo geral deste trabalho é produzir um site educacional que amplie a formação de professores do primeiro ano do Ensino Fundamental, tendo como eixo a abordagem referente ao conteúdo Números e Operações, da área de conhecimento Matemática. Os objetivos específicos desta pesquisa foram Identificar que tipos de práticas lúdicas apoiam professores e professoras a desenvolverem atividades que favoreçam o ensino da Matemática para as crianças na faixa etária de seis anos; • Analisar diferentes estratégias de ensino de Matemática e selecionar as que mais se aproximam do referencial teórico utilizado na Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental no Sesc; 6 • Selecionar textos e vídeos que ampliem o aporte teórico dos professores sobre o conteúdo Números e Operações, para compor o site educacional. O trabalho desenvolvido utilizou as análises realizadas a partir dos instrumentos de planejamento de uma Unidade Escolar do Serviço Social do Comércio – Sesc, com intuito de perceber recorrências sobre o trabalho de Matemática. Esta pesquisa documental tem como base a análise de instrumentos de planejamentos da Professora “A” que atua em uma das Unidades escolares do Sesc. Os documentos foram produzidos entre os meses de março a maio de 2018. Para preservar a identidade da professora, não indicaremos a Unidade escolar ou estado a que pertence, nem seu nome, mesmo porque o que interessa a esta pesquisa são as situações evidenciadas em seu planejamento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.9 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPropostas lúdicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleA formação de professores e a aprendizagem com significado: Propostas lúdicas no ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons