Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Paulo Carlos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-07T13:31:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-07T13:31:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | intervenção no enfrentamento ao fracasso escolar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431422 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como professor, frequentemente me deparo com alunos de baixo rendimento escolar e aparentemente desinteressados com os estudos. Lembrando-me da minha trajetória escolar, percebo que em alguns momentos eu também estive estimulado e outras vezes desanimado. Lembro-me que a postura do professor nesses altos e baixos da minha vida acadêmica foi marcante. O Coaching é uma técnica baseada numa relação de apoio e confiança durante o acompanhamento a indivíduos e/ou grupos que visam à realização de um sonho por meio do estabelecimento de metas, vencendo as crenças limitantes. As ferramentas do Coaching, adaptadas ao ensino de Sociologia, foram empregadas na pesquisa-ação de que resultou este trabalho na perspectiva de descobrir se o seu uso pode ou não disparar disposições internas, teorizadas por Lahire, visando à melhoria do rendimento escolar de alunos do Ensino Médio, através da superação de crenças limitantes fruto da ausência de um habitus necessário e condizente com o ambiente escolar, segundo a teoria bourdieusiana. A pesquisa teve a participação de 10 (dez) alunos voluntários de uma escola pública estadual situada em um bairro da periferia da cidade de Camaragibe, região metropolitana do Recife, os quais acreditavam ter um baixo rendimento escolar, embora obtivessem notas acima da média. Segundo a avaliação dos alunos participantes da experiência, o resultado significou uma melhoria não só das notas, como do comportamento. Uma mudança de postura frente aos estudos e à forma de obter as notas, sem o uso da fila, fruto da descoberta, mediada pelas ferramentas do Coaching, dos fatores impeditivos e das potencialidades para alcançar o sucesso escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,94 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | coaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | disposições | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | fracasso / sucesso escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Coaching na sala de aula: uma pesquisa-ação no enfrentamento ao fracasso escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao_paulo_carlos_da_silva.pdf | 2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431422/2/dissertacao_paulo_carlos_da_silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons