Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Jorge José Lins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-07T13:07:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-07T13:07:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | práticas docentes e livro didático em sociologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431421 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nos últimos anos temos percebido um aumento, ainda tímido, de produções acadêmicas na área de ensino na Sociologia, no entanto, como são muitos os temas abordados e poucos os interessados neste campo específico das ciências sociais, algumas temáticas não têm recebido maior atenção na hora de se optar por um objeto a pesquisar. Entre os temas pesquisados, notamos que a prática docente em Sociologia ainda tem sido pouco explorada, e é justamente este o foco deste trabalho. O diferencial nesta pesquisa é a análise da prática de ensino a partir da utilização do livro didático, dando um enfoque neste, que hoje é tido como um importante auxiliar no trabalho docente. Os manuais usados como referenciais são: Sociologia para o Ensino Médio de Nelson DacioTomazzi e Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, de Helena Maria BomenyGarchet e Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros; por terem sido os primeiros livros aprovados no PNLD de 2012 e adotados na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Procuramos analisar as orientações trazidas no manual do professor para o trabalho em sala de aula, como o livro tem sido utilizado na prática pedagógica, nas aulas de sociologia, e se realmente ele usufrui de certo prestígio por parte dos professores que lecionam a disciplina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 835 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | prática docente | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de sociologia hoje: práticas docentes e o livro didático | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertao_jorgelins.pdf | 835,14 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431421/2/dissertao_jorgelins.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons