Caderno de atividade para o ensino de ciências naturais e educação ambiental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-
Autor(es): dc.contributor.authorNonato, Kelly Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorPeres, Ariadne da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-06T22:33:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-06T22:33:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherCADERNO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431417-
Resumo: dc.description.abstractO produto aqui apresentado é o resultado da dissertação intitulada “SABERES AMBIENTAIS: DIÁLOGOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO EM DE CIÊNCIAS”. Trago a reflexão desta temática à mesa por reconhecer que em meu percurso formativo meu olhar sempre se voltou a pesquisas direcionadas ao contexto da Amazônia, especificamente ao espaço urbano, por reconhecer a Amazônia como um ecossistema de inúmeras riquezas, sejam elas naturais e culturais. Meu objetivo neste trabalho foi desenvolver um projeto investigativo junto aos alunos do nono ano do ensino fundamental, em que busquei identificar os saberes ambientais dos educandos, e a partir deles planejei uma sequência de ensino para uma série atividades, que culminou em uma exposição teatral com a metodologia do Teatro do Oprimido. Afim de contribuir com a prática pedagógica de professores do Ensino de Ciências no sentido de uma ação investigativa, socializo este Caderno de atividades desenvolvido para os alunos do Ensino Fundamental, uma vez que considero que o ensino de ciências deve possuir um caráter dinâmico e inovador, privilegiando as diferentes leituras de mundo e a articulação dos saberes. Este caderno de atividades tem como base o relato de uma experiência, e neste sentido visa à melhoria do ensino de ciências naturais, podendo ser uma nova estratégia de abordagem para o objeto do conhecimento em que se insere a relação homem-ambiente. A sequência aqui proposta consta basicamente de três etapas: a sensopercetiva, pela qual se faz intervenções preliminares por meio da poesia, músicas e atividades ao ar livre; a aprofundamento onde buscamos uma melhor apropriação do conteúdo curricular a ser analisado por meio da leitura e pesquisa; e a culminância com o teatro do Oprimido, em que se trabalha a dialogicidade e emancipação dos alunos. Esperamos que essa estratégia possa contribuir para novas possibilidades no processo educativo, visando colaborar na implantação de propostas de práticas pedagógicas voltadas as séries finais do ensino fundamental, principalmente por reconhecer este ciclo como a base de uma Educação em Ciências.-
Tamanho: dc.format.extent7548 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Ambientais-
Título: dc.titleCaderno de atividade para o ensino de ciências naturais e educação ambiental-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Tipo de arquivo: dc.typeferramentas-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PPGDOC-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineINTERDISCIPLINAR-
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