Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Hadriane Cristina Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Malheiro, João Manoel da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-03T13:24:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-03T13:24:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência de Ensino Investigativo - estudando a capilaridade nas plantas | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431405 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material e conhecimentos por ele compartilhados são frutos de uma pesquisa de mestrado realizada com alunos que frequentam o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz da Universidade Federal do Pará no Campus de Castanhal, onde pude vivenciar e atuar como professora-monitora. O referido Clube de Ciências busca implementar um ambiente alternativo destinado, especificamente, para o ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas às Ciências e Matemáticas, almejando a popularização da ciência, a iniciação científica de crianças e jovens assim como a formação inicial e continuada de professores, apresentando aos participantes novos paradigmas educacionais (MALHEIRO, 2016). Assim, este Caderno Pedagógico é um produto educacional, recorte de minha dissertação de Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática, que traz como sugestão uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre o fenômeno da capilaridade nas plantas desenvolvida com alunos do 6º ano de escolas públicas que frequentam o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Esta SEI foi elaborada de acordo com as etapas propostas por Carvalho et al. (2009). Para esta autora, precisamos criar um ambiente investigativo em sala de aula de Ciências de tal forma que se possa ensinar (conduzir/mediar) os alunos no processo simplificado do trabalho científico possibilitando gradativamente a ampliação de sua cultura científica. A intenção com esse produto é compartilhar com professores o processo vivido em uma das tarefas desenvolvidas no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz e convidá-lo (a) a criar/recriar as suas metodologias, refletindo sempre sobre o processo. Dessa forma, objetivamos ainda: • Possibilitar a manipulação de materiais didáticos relacionados ao tema para que os alunos observem, levantem hipóteses, argumentem, analisem, questionem e discutam com seus colegas e com o professor passando do conhecimento espontâneo ao científico; • Promover a reflexão sobre os conceitos básicos de capilaridade e transporte de água nos vegetais;• Oportunizar trabalhos em grupos visando o desenvolvimento da coletividade, do diálogo, da interação e da formulação de hipóteses de forma que confrontem as explicações individuais e coletivas sobre o tema. • Promover atividades experimentais investigativas que favoreçam o processo de ensino e de aprendizagem para a formação de sujeitos participativos, capazes de estabelecer relações entre os conhecimentos das Ciências e os conhecimentos do cotidiano e as influências destes para a sociedade; Esclareço que não se pretende oferecer um método, uma receita para ensinar ciências a nossas crianças, mas sim compartilhar uma vivência como professora- monitora visando apoiar outros professores que desejam renovar sua prática docente. Desejo que este material seja fonte de inspiração e reflexão para fortalecer estudos em torno do conhecimento profissional do professor que leciona ciências no ensino fundamental, contribuindo para um ensino de maior qualidade que alcance os objetivos propostos para nossos alunos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 11,0 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência de Ensino Investigativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interações Dialógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia Moral | - |
Título: dc.title | Sequência de Ensino Investigativo: estudando a Capilaridade nas Plantas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Fundamentos do Ensino de Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons