Oficina de adaptação de textos para professores das séries iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marcela-
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Mara (orient.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-07T16:23:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-07T16:23:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherOFICINA PRODUTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431400-
Resumo: dc.description.abstractEsta Oficina é parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp – UERJ), sob o título Análise dos padrões de acessibilidade em textos didáticos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, orientada pela Profª. Dra. Mara Monteiro da Cruz. A investigação se propôs a analisar o material didático distribuído pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para alunos do 3º ano do ensino fundamental utilizando critérios de acessibilidade textual para leitores iniciantes ou com dificuldades de aprendizagem. Com a finalidade de desenvolver tais critérios de acessibilidade em textos para leitores em estágios iniciais de alfabetização, buscamos construir de forma colaborativa com um grupo de professores este um Guia para a elaboração de textos acessíveis em leitura fácil, para leitores iniciantes ou estudantes com dificuldade no processo de alfabetização e letramento, tornando seu conteúdo mais acessível e democratizando, portanto, seu acesso à informação. Além disso, os participantes da pesquisa fizeram a avaliação e validação de sua utilização na adaptação de recursos didáticos por professores engajados no processo formação de leitores, através desta Oficina de Adaptação de Textos. A metodologia seguiu os pressupostos qualitativos com base na pesquisa colaborativa, utilizando critérios da pesquisa-ação. Utilizamos como instrumentos questionários semiestruturados de avaliação e relatórios de observação. Os resultados obtidos evidenciaram que o referido material didático, por não ser acessível para leitores iniciantes ou com dificuldades de aprendizagem pode representar uma barreira para a formação desse leitor. Para compreender os parâmetros estabelecidos no Guia, foi realizada esta Oficina, que traz discussões acerca dos conceitos de Acessibilidade, Desenho Universal e suas respectivas aplicabilidades no âmbito escolar. Outro conceito discutido é o de Leitura Fácil, para que os participantes possam compreender o que é a leitura fácil, seu público alvo e como realizar as adaptações textuais em diversos gêneros para facilitar a compreensão textual para leitores iniciantes ou que possuam dificuldade no processo de alfabetização e letramento. Esta Oficina de Adaptação de Textos em Leitura Fácil está organizada em sete partes. A primeira, composta por breve justificativa acerca das taxas de reprovação, seguida da análise dos textos do Caderno Pedagógico distribuído pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro quanto aos critérios de acessibilidade, utilizando os conhecimentos prévios dos participantes. A segunda, dedicada à exposição do conceito de Acessibilidade e reflexões sobre como esta se dá no âmbito escolar. Já a terceira parte, traz reflexões sobre Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A quarta parte cita o Texto em Leitura Fácil, se u conceito, público alvo e exemplos de adaptações. Há uma quinta parte em que é realizada a leitura e exploração do Guia de Adaptação de Textos em Leitura Fácil. Já a sexta parte é prática, os participantes realizam a adaptação de texto. Há ainda, uma sétima parte com uma nova análise dos textos da SME e avaliação da Oficina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent993Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmaterial didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectacessibilidadept_BR
Título: dc.titleOficina de adaptação de textos para professores das séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional - PPGEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação - produtopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
OFICINA PRODUTO.pdfRoteiro de oficina992,4 kBAdobe PDF/bitstream/capes/431400/2/OFICINA PRODUTO.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons