Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josemar Medeiros da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-07T13:19:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-07T13:19:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | estudos de gênero nas novelas para o ensino médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431399 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo compor diretrizes para o ensino das políticas públicas nas aulas de sociologia por meio da construção de um currículo mínimo de temas e conceitos fundamentais nas áreas multidisciplinares do campo de públicas de modo que atualiza questões referentes às potencialidades e desafios de ensino de Sociologia no Ensino Médio. Os métodos básicos de levantamento de informações adotados foram: 1) aplicação de um roteiro de entrevista entre professores de sociologia de escolas estaduais, localizados na Região Metropolitana do Recife-PE; levantamento e análise dos livros didáticos do PNLD 2015; Consulta a ementas de cursos existentes e entrevista com coordenadores de cursos; consulta aos especialistas em políticas públicas; consulta a Professores de Sociologia do Ensino Médio e observações de aulas de Sociologia no Ensino Médio da Escola Pública na Comunidade Pontezinha PE. A proposta de construção de um programa didático de políticas públicas para o Ensino Médio parte, a princípio, da constatação de duas evidências: 1– lacuna de conceitos referentes às políticas públicas no currículo do referido Ensino Médio, 2 – falta de preparação e orientação para a participação cidadã pelo conjunto da população para o acompanhamento do ciclo das diversas Políticas Públicas. A pesquisa aponta para a veemente necessidade da construção de uma tradição em Educação Política dado os altos níveis de desinformação em relação ao papel do estado e das distintas políticas públicas na garantia dos direitos humanos constitucionalmente definidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,88 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | novela | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Da sala de estar para a sala de aula: novelas como recurso didático para os estudos de gênero no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertao_josemar.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431399/2/dissertao_josemar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons