Da sala de estar para a sala de aula: novelas como recurso didático para os estudos de gênero no ensino médio

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Josemar Medeiros da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-07T13:19:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-07T13:19:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-30-
identificador: dc.identifier.otherestudos de gênero nas novelas para o ensino médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431399-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo compor diretrizes para o ensino das políticas públicas nas aulas de sociologia por meio da construção de um currículo mínimo de temas e conceitos fundamentais nas áreas multidisciplinares do campo de públicas de modo que atualiza questões referentes às potencialidades e desafios de ensino de Sociologia no Ensino Médio. Os métodos básicos de levantamento de informações adotados foram: 1) aplicação de um roteiro de entrevista entre professores de sociologia de escolas estaduais, localizados na Região Metropolitana do Recife-PE; levantamento e análise dos livros didáticos do PNLD 2015; Consulta a ementas de cursos existentes e entrevista com coordenadores de cursos; consulta aos especialistas em políticas públicas; consulta a Professores de Sociologia do Ensino Médio e observações de aulas de Sociologia no Ensino Médio da Escola Pública na Comunidade Pontezinha PE. A proposta de construção de um programa didático de políticas públicas para o Ensino Médio parte, a princípio, da constatação de duas evidências: 1– lacuna de conceitos referentes às políticas públicas no currículo do referido Ensino Médio, 2 – falta de preparação e orientação para a participação cidadã pelo conjunto da população para o acompanhamento do ciclo das diversas Políticas Públicas. A pesquisa aponta para a veemente necessidade da construção de uma tradição em Educação Política dado os altos níveis de desinformação em relação ao papel do estado e das distintas políticas públicas na garantia dos direitos humanos constitucionalmente definidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,88 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnovelapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsociologiapt_BR
Título: dc.titleDa sala de estar para a sala de aula: novelas como recurso didático para os estudos de gênero no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em ciências sociais para o ensino médiopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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