Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Galdino, Marcelo Sales | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-01T14:37:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-01T14:37:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | ensino de sociologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431316 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo central desta dissertação foi fazer uma comparação entre os currículos oficiais, apresentado pelo Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, para a disciplina de Sociologia e o currículo real, trabalhado em sala de aula pelos professores de Sociologia no Ensino Médio, identificando convergências e divergências existentes. Partiu-se do pressuposto teórico, formulado por GimenoSacristán, de que a prática docente, por mais que seja prescrita em documentos, sempre é recontextualizada pelo professor. Além do autor citado, forneceram base bibliográfica a este trabalho: Amauri Morais, Antônio Moreira, CassianaTakagi, José Contreras, Simone Meucci, Tomáz Tadeu e outros. Foram usadas como fontes de pesquisa e objetos de análise documental, no que se refere aos currículos oficiais, os seguintes documentos curriculares: DCNEM (Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio), PCN- Sociologia (Parâmetros Curriculares Nacionais), PCN+ Sociologia (Parâmetros Curriculares Nacionais- Mais), OCN- Sociologia (Orientações Curriculares Nacionais) e os PCPE- Sociologia (Parâmetros Curriculares de Pernambuco). Com relação aos currículos reais foram investigadas, de modo aprofundado, as práticas curriculares de três professores da Rede Estadual de Pernambuco, utilizando como métodos: entrevistas semiestruturadas, observação não participante de aulas ministradas no cotidiano das escolas e análise dos planos de curso de cada professor. Nessa perspectiva, a investigação, foi contextualizada enquanto estudos de caso. Os dados da pesquisa possibilitaram formular, como contribuição analítica, seis diferentes proposições tipológicas oriundas das práticas dos currículos reais. A formulação proposta tomou como referência os seguintes aspectos: a formação acadêmica de cada professor, a autonomia do professor diante do currículo oficial e a gestão do currículo que o professor opera. Os resultados achados no campo de pesquisa revelaram que as práticas são variáveis de acordo com o perfil (marcado pelos aspectos analisados) do professor que leciona Sociologia no Ensino Médio, mas revelaram também que é possível um manejo institucional desses aspectos, de modo a aperfeiçoar os ganhos a partir da formação acadêmica específica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,07 M | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | currículo | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de sociologia nas escolas: entre o prescrito e o feito | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao_marcelo_sales_galdino.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431316/2/dissertacao_marcelo_sales_galdino.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons