O ensino de sociologia nas escolas: entre o prescrito e o feito

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGaldino, Marcelo Sales-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-01T14:37:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-01T14:37:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-13-
identificador: dc.identifier.otherensino de sociologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431316-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo central desta dissertação foi fazer uma comparação entre os currículos oficiais, apresentado pelo Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, para a disciplina de Sociologia e o currículo real, trabalhado em sala de aula pelos professores de Sociologia no Ensino Médio, identificando convergências e divergências existentes. Partiu-se do pressuposto teórico, formulado por GimenoSacristán, de que a prática docente, por mais que seja prescrita em documentos, sempre é recontextualizada pelo professor. Além do autor citado, forneceram base bibliográfica a este trabalho: Amauri Morais, Antônio Moreira, CassianaTakagi, José Contreras, Simone Meucci, Tomáz Tadeu e outros. Foram usadas como fontes de pesquisa e objetos de análise documental, no que se refere aos currículos oficiais, os seguintes documentos curriculares: DCNEM (Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio), PCN- Sociologia (Parâmetros Curriculares Nacionais), PCN+ Sociologia (Parâmetros Curriculares Nacionais- Mais), OCN- Sociologia (Orientações Curriculares Nacionais) e os PCPE- Sociologia (Parâmetros Curriculares de Pernambuco). Com relação aos currículos reais foram investigadas, de modo aprofundado, as práticas curriculares de três professores da Rede Estadual de Pernambuco, utilizando como métodos: entrevistas semiestruturadas, observação não participante de aulas ministradas no cotidiano das escolas e análise dos planos de curso de cada professor. Nessa perspectiva, a investigação, foi contextualizada enquanto estudos de caso. Os dados da pesquisa possibilitaram formular, como contribuição analítica, seis diferentes proposições tipológicas oriundas das práticas dos currículos reais. A formulação proposta tomou como referência os seguintes aspectos: a formação acadêmica de cada professor, a autonomia do professor diante do currículo oficial e a gestão do currículo que o professor opera. Os resultados achados no campo de pesquisa revelaram que as práticas são variáveis de acordo com o perfil (marcado pelos aspectos analisados) do professor que leciona Sociologia no Ensino Médio, mas revelaram também que é possível um manejo institucional desses aspectos, de modo a aperfeiçoar os ganhos a partir da formação acadêmica específica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,07 Mpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículopt_BR
Título: dc.titleO ensino de sociologia nas escolas: entre o prescrito e o feitopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em ciências sociais para o ensino médiopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons